Artistas transformam suásticas em arte

Todo mundo sabe que a  Alemanha sofreu muito com o nazismo e até hoje tenta erradicar essa ideologia que trouxe muita dor para muita gente. Mas algumas vezes, ressurgem alguns seguidores da ideologia por aqui e por ali, principalmente anonimamente em muros. Foi daí que surgiu a ideia de Ibo Omari: transformar esses símbolos de ódio em arte, criando sobre as suásticas coelhos, insetos, pássaros, cubos, pessoas…

A família de Ibrahim Omari, mais conhecido como Ibo Omari, se mudou para a Alemanha para fugir da guerra no Líbano nos anos 1970 e foi em Berlim que ele cresceu como “uma criança protótipo de refugiado”, como ele se coloca, o que o fez perceber muitos lados da cidade.

O projeto começou mesmo quando um pai brincava com seu filho e percebeu uma suástica perto do parquinho. Aí ele foi até a loja de Omari e pediu algumas latas de tinta para cobrir o símbolo. Omari então disse para que não se preocupasse, ele mesmo ia resolver aquilo e com outro artista, eles transformaram aquela suástica em um mosquito gigante.

A partir de então, começou a campanha #PaintBack, que faz os símbolos nazis virarem arte. A ideia, segundo Omari, é encorajar jovens a ressignificar os espaços urbanos que foram ocupados com iconografia nazista. E essa campanha ganhou forças e se espalhou pelo país.

É importante também lembrar que mostrar símbolos do nazismo é ilegal na Alemanha por razões meio óbvias; mas grafiteiros também podem ser multados caso pintem sem permissão. Mas o coletivo #PaintBack tem conseguido permissão dos proprietários para adaptar as suásticas e parece até que as autoridades locais tem autorizado pularem algumas burocracias que normalmente são requeridas para pintar muros públicos, o que facilita para o projeto.

(Via)

Ibo Omari repintando

Ibo Omari cobrindo a suástica @jayataeMosca sendo caçada por uma rede

@wboell

 

Uma curiosa amadora que acha o mundo encantador.

Comments

comments