De volta às origens: long gigante aproxima o skate do surf

longboard-gigante-skate

O skate é um esporte derivado do surf. Surgiu na Califórnia (EUA) como criação de alguns surfistas que queriam montar nas pranchas mesmo em épocas de maré baixa e sem ondas. Daí botaram as rodinhas em uma tábua de madeira e começaram a “surfar” longe da água.

Isso aconteceu no início da década de 1960. Desde lá o skate tomou vida própria, ganhou ainda mais popularidade que o surf e invadiu as ruas das grandes cidades. Mesmo assim, surf e skate sempre tiveram lá suas afinidades, e para estreitar esses laços surgiu o Hamboard.

Surf+skate

Ou vice-versa! Essa é a proposta do Hamboard, “modalidade” criada por uma família de surfistas (são esses garotos que aparecem nas fotos) também da Califórnia. Na verdade, trata-se de uma empresa que fabrica longboards – que já são conhecidos pelo shape mais extenso – ainda maiores. Estamos falando de skates com 182,88 cm de comprimento (lá nos primórdios eles mediam coisa de 40 cm).

O tamanho do shape e a maleabilidade dos trucks permitem realizar manobras que realmente lembram as do surf (Hang Ten, Back Stad, Drop Knne e Caver). Além disso, devolvem ao skate todo aquele clima praiano que tinha no início.

Fotos e vídeos de skate

Publicamos aqui 13 fotos e dois vídeos do Hamboard em ação. Se você já teve a oportunidade de andar de skate pelo menos uma vez na vida, ficará com vontade de subir em um desses longboards gigantes, pena que não são tão fáceis de serem encontrados no Brasil.

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

14 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *