Famílias da TV: as 10 famílias mais famosas de séries e programas de televisão

As famílias de seriados e desenhos animados mais marcantes estão aqui. Tem mais? Claro que sim, mas procuramos selecionar as que praticamente todo mundo conhece. Outros programas com famílias memoráveis, que chegamos a cogitar, mas acabaram ficando de fora são “Confissões de adolescente”, “Blossom”, “Two and a Half Man”, “That ’70s Show”, “A Família Addams”, “Eu, a patroa e as Crianças”, “Everybody hates Chris”, “Mundo da Lua”, entre outros. Eles não entraram na lista, mas ficam aqui como menção honrosa. Os escolhidos foram:


1. Os Silva de “A grande família”
A grande família
Um dos maiores sucessos da TV brasileira, o programa A grande família possui dois momentos: entre 1972 e 1975, quando foi ao ar a série original, e de 2001 até hoje. Em 2007, A grande família ganhou uma versão cinematográfica. A trama gira em torno da família Silva, composta por Lineu Silva (Marco Nanini), Dona Nenê (Marieta Severo) e seus filhos Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Bebel (Guta Stresser) – casada com Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), forte personagem da história. Eles moram no subúrbio do Rio de Janeiro e vivem tanto situações comuns à maioria das famílias brasileiras, quanto acontecimentos mais improváveis. – Encontre “A grande Família” em DVD.

2. Os Simpsons
The simpsons: a família
De Springfield para o mundo, Os Simpsons talvez seja a mais famosa família fictícia do mundo. O desenho está no ar desde dezembro de 1989 e, basicamente, satiriza o estilo de vida norte-americano (e tudo mais que puder satirizar). São mais de 500 episódios, 23 temporadas e centenas de personagens – os principais são os membros da família: Homer Jay Simpson, Marjorie “Marge” (Bouvier) Simpson, Bartholomew “Bart” Simpson, Elisabeth “Lisa” Marie Simpson e Margareth “Maggie” Simpson. Falando em Simpsons, você sabe onde fica a cidade de Springfield da série? – Encontre “Os Simpsons” em DVD.

3. Família Soprano
Foto da família Soprano
A aclamada série de TV Família Soprano conta a história de Tony Soprano, um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que, após sofrer vários ataques de pânico, passa a se consultar com uma psiquiatra. Além da família de sangue, é comum entre os mafiosos da velha guarda considerarem seu grupo como uma verdadeira família. O seriado Os Sopranos possui 6 temporadas que foram ao ar entre Janeiro de 1999 e Junho de 2007. – Encontre “Família Soprano” em DVD

4. Os Jetsons
Imagem do desenho da família The Jetsons
Os Jetsons dispensariam apresentações, mas vamos lá: é uma série animada de televisão que se passa no futuro, caracterizado por robôs, carros e casas voadoras e aparelhos eletrônicos que fazem de tudo. – Encontre “Os Jetsons” em DVD.

5. Os Griffin de “Uma família da pesada” (Family Guy)
Family Guy Imagem do desenho
A série Family Guy é uma espécie de Os Simpsons ainda mais escrachada. O programa surgiu em 1999 e gira em torno da família Griffin. É complicado falar sobre o humor de Family Guy, tudo é satirizado pelo programa, inclusive ele mesmo. Alguns episódios da série são tão frenéticos que é praticamente impossível que se passe 3 segundos sem uma piada ou uma referência cômica. – Encontre “Family Guy” em DVD.

6. The Osbournes
The Osbournes: foto da família
The Osbournes foi um reality show da MTV que mostrava o cotidiano da família real do roqueiro Ozzy Osbourne. Talvez o programa tenha mostrado mais problemas familiares e situações inusitadas que todos os outros citados aqui, sendo que The Osbournes foi o único a retratar, em tese, a realidade. Foram 52 episódios em 4 temporadas. A abriu caminho para que Kelly Osbourne, filha do casal Ozzy e Sharon Osbourne, se lançasse como atriz e cantora.

7. Os Flintstones
The Flintstones
Famosíssima série de desenhos animados que, ao contrário dos Jetsons, mostrava uma família da idade da pedra – com toda a liberdade lúdica que se possa imaginar. Foram 166 episódios, 6 filmes animados, 2 filmes com atores humanos e diversas outras séries derivadas como The Flintstone Kids, em que os personagens do desenho original aparecem quando ainda eram crianças. – Encontre “Os Flintstones” em DVD.

8. Os Silva Sauro de “Família Dinossauros”
Família Dinossauros
Os Silva Sauro eram uma família de dinossauros composta pelos pais Dino e Fran e os filhos Bob, Charlene e Baby. O programa fazia sucesso entre faixas etárias variadas. Ao mesmo tempo em que os bonecos de dinossauro e o humor mais circense divertiam as crianças, a sátira ao estilo de vida americano agradava os adultos. – Encontre “Família Dinossauros” em DVD.

9. Os Banks de “Um maluco no pedaço”familia de The Fresh Prince of Bel-air
A série que lançou o então rapper Will Smith na carreira de ator. O enredo era semelhante à vida real de Will, tanto que seu personagem também se chamava Will Smith. No programa, ele vivia um jovem da Filadélfia que se muda para a mansão dos tios no rico bairro de Bel-Air. Will passa então a ser membro da família Banks, formada pelos tios Philip e Vivian e os primos Carlton, Hillary e Ashley. Além das trabalhadas do protagonista, o humor é constituído sobre diferenças sociais e preconceitos que marcam a sociedade norte-americana.

10. Os Arnold de “Anos incríveis”
anos incriveis
Anos incríveis é uma série que retrata a adolescência de Kevin Arnold e seus amigos, com o detalhe de se passar entre os anos 60 e 70 e trazer para o roteiro diversas questões referentes à época – além da bela ambientação musical produzida pela trilha sonora, como a guerra do Vietnã, a ida do homem à lua, a chegada da TV colorida, o movimento hippie etc. Outro ponto marcante é que a história está sendo contata por um narrador, que é o próprio Kevin Arnold anos mais velho. Os Arnold são uma típica família da época, com uma mãe dona de casa e um pai com dificuldades em expressar sentimentos, eles são personagens essenciais em praticamente todos os 115 episódios das 6 temporadas da série. – Encontre “Anos Incríveis” em DVD.

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

42 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *