Canos e garrafa viram luminária de materiais reciclados

“Faça você mesmo” são três palavrinhas que mexem com muita gente. A possibilidade de criar coisas legais por esforço próprio é energizante. E, meus caros, em tempos de internet, há milhares de tutoriais que ensinam a construir de tudo por aí!

Em alguns casos como este, chega a ser dispensável possuir um tutorial, as imagens falam por si só. Com algum esforço é possível reconstruir algumas das luminárias abaixo, ou criar novos modelos utilizando os mesmo materiais, ou algo semelhante.

Materiais de baixo custo ou reciclados

Talvez essa seja a única regra envolvida na criação dessas luminárias. São feitas primordialmente de canos (tubos), conexões e garrafas fazias. Tubos de metal são empregados na construção, mas nada impede que sejam substituídos pelo PVC. Qualquer que seja sua opção, tudo o que você precisa poderá ser encontrado praticamente de graça em ferros-velhos ou talvez nas ruas, em caçambas de entulho, basta ter olhar atento.

De qualquer modo, tirando as garrafas usadas, a sucata pode ainda ser substituída por material novo, comprado em casas especializadas em construção. A conta não ficará muito alta. Você vai precisar também de fio, lâmpada, um interruptor e um soquete. Mãos à obra.

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

7 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *