Veja como era a publicidade em 1969

Encontramos em uma mudança, em meio a muitas coisas antigas, uma revista Manchete. edição de número 904, produzida no Rio de janeiro, e lançada em 16 de agôsto de 1969. Para você poder ter uma noção de que época estamos falando, a publicação trazia na capa a foto da chegada do homem à lua.

O que mais nos chamou a atenção na revista, por incrível que pareça, foi a publicidade, que naquela época já ocupava diversas páginas da publicação, direfentes, com certa criatividade e outros valores, podemos ver claramente através dos anúncios a visão da sociedade na época, tanto em questões tecnológicas quanto em questões comportamentais.

Entre os anúncios, vemos o lançamento de uma ‘nova’ máquina de lavar GE e do carro Regente. Dá pra perceber algumas características da época. O que chama muito a atenção é o machismo quando o assunto é “lavar roupas”.

De cara percebe-se que na época o texto era muito usado nos anúncios. Veja as propagandas e leia a transcrição dos textos (respeitando o português da época).

 Some tôdas as vantagens do seu carro pequeno. É econômico, resistente, tem um alto valor de revenda. Agora, pense tudo isso em ponto grande. O Regente é econômico, resistente, tem também um alto valor de revenda e a vantagem da garantia de qualidade Chrysler: 2 anos ou 36.000 km. Só que, no Regente, Você estica as pernas. E não só Você... mais cinco pessoas, tranquilamente. Só que o Regente atrai olhares. É um carro de linhas modernas, muito bonitas. Só que o Regente tem um senhor motor. De rápida aceleração, veloz, possante. Só que o Regente não é um mero meio de transporte. É um carro grande, de luxo. Estique as pernas. Mude para o Regente.


Some tôdas as vantagens do seu carro pequeno. É econômico, resistente, tem um alto valor de revenda.
Agora, pense tudo isso em ponto grande.
O Regente é econômico, resistente, tem também um alto valor de revenda e a vantagem da garantia de qualidade Chrysler: 2 anos ou 36.000 km.
Só que, no Regente, Você estica as pernas. E não só Você… mais cinco pessoas, tranquilamente.
Só que o Regente atrai olhares. É um carro de linhas modernas, muito bonitas.
Só que o Regente tem um senhor motor. De rápida aceleração, veloz, possante.
Só que o Regente não é um mero meio de transporte. É um carro grande, de luxo. Estique as pernas. Mude para o Regente.

As máquinas de lavar roupa que têm braços, pernas, cabeça, coração, marido e filhos sofrem muito quando precisam lavar roupa. A GE acha que elas sofrem porque lavar roupa é serviço de máquina-GE e não máquina-mulher. Por isso está lançando 3 modelos de máquinas de lavar roupa: A Super-Automática Filter-Flo de Luxe, a Super-Automárica Filter-Flo e a Super-Automática. Qualquer uma delas lava 5 quilos de roupa. Um quilo a mais do que as máquinas comuns. O agitador da nova GE é mais rápido do que o agitador das máquinas comuns. Isso deixa a roupa mais limpa ainda. A nova GE Gira a 600 rotações por minuto na centrifugação. Isso deixa a roupa mais sêca ainda. Por mais que se esforce, nenhuma outra máquina vai conseguir girar tão depressa. A nova GE tem um sistema exclusivo que impede que a sujeira se deposite na roupa no fim da lavagem. Isso se chama Over-Flo. A nova GE tem um sistema, também exclusivo, que além de retirar os fiapos soltos, impede que o filtro fique entupido. Isso se chama Filter-Flo. Você não pode exigir isso das máquinas comuns. Nem pode exigir que a sua mulher aguente as máquinas comuns. Se você fizer isso, ela vai acabar se estragando e envelhecendo vem antes do tempo. A nova GE não. E daqui a muitos e muitos anos, quando ela não fôr mais a nova GE, não se preocupe. GE vc encontra em tôda parte. Mulher como a sua, não.

As máquinas de lavar roupa que têm braços, pernas, cabeça, coração, marido e filhos sofrem muito quando precisam lavar roupa.
A GE acha que elas sofrem porque lavar roupa é serviço de máquina-GE e não máquina-mulher.
Por isso está lançando 3 modelos de máquinas de lavar roupa:
A Super-Automática Filter-Flo de Luxe, a Super-Automárica Filter-Flo e a Super-Automática.
Qualquer uma delas lava 5 quilos de roupa.
Um quilo a mais do que as máquinas comuns.
O agitador da nova GE é mais rápido do que o agitador das máquinas comuns.
Isso deixa a roupa mais limpa ainda.
A nova GE Gira a 600 rotações por minuto na centrifugação.
Isso deixa a roupa mais sêca ainda.
Por mais que se esforce, nenhuma outra máquina vai conseguir girar tão depressa.
A nova GE tem um sistema exclusivo que impede que a sujeira se deposite na roupa no fim da lavagem.
Isso se chama Over-Flo.
A nova GE tem um sistema, também exclusivo, que além de retirar os fiapos soltos, impede que o filtro fique entupido.
Isso se chama Filter-Flo.
Você não pode exigir isso das máquinas comuns.
Nem pode exigir que a sua mulher aguente as máquinas comuns.
Se você fizer isso, ela vai acabar se estragando e envelhecendo vem antes do tempo.
A nova GE não.
E daqui a muitos e muitos anos, quando ela não fôr mais a nova GE, não se preocupe.
GE vc encontra em tôda parte.
Mulher como a sua, não.

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

5 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *