Pedras que parecem andar sozinhas

Crédito: http://www.flickr.com/photos/unwiredadventures/

Crédito: http://www.flickr.com/photos/unwiredadventures/

Pedras não andam. Disso todo mundo sabe, pelo menos não do modo como se movem os animais. Porém, uma combinação de fatores pode ser responsável pelo curioso fenômeno das pedras que se movimentam – e um dos lugares mais famosos em que isso acontece é no Racetrack Playa, no Vale da Morte, Califórnia.

Há por lá dezenas de pedras acompanhadas por enormes rastros que indicam suas trajetórias. O mais estranho é que ninguém nunca conseguiu observar a “corrida” em ação. Porém, alguns cientistas foram a Racetrack Playa determinados a resolver esse enigma.

A primeira hipótese levantada foi a de que o vento estaria empurrando as pedras, já que no local são registradas correntes de até 240 km/h. Porém, essas condições não são capazes de deslocar rochas de até 300 kg, como as mais pesadas encontradas no Vale da Morte.

Então descobriu-se que a água que desce das montanhas, efeito do derretimento da neve, umidifica e cria gelo na base das pedras durante a noite. Desse modo, o atrito é reduzido e o vento se torna mais eficiente. Assim, as pedras podem andar e deixar seus rastros no solo – que já chegaram a 1 km.

Fotos das pedras que andam sozinhas

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

34 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *