Projeto treina abelhas para detectarem doenças

susanasoaresbees5

A designer portuguesa Susana Soares desenvolveu um projeto onde pretende utilizar o alto poder de percepção das abelhas para detectar possíveis doenças em humanos. Este projeto afirma que abelhas podem ser treinadas em apenas dez minutos, usando o método de Pavlov, para que possam detectar doenças em seres humanos através de odores, segundo Susana em teoria o método poderia funcionar até mesmo para detectar o câncer.

PAVLOV

Van Petrovich Pavlov nasceu em Ryazan, na Rússia, em 14 de setembro de 1849. Inspirado pelas idéias progressivas de críticos literários russos da década de 1860, principalmente por M. Sechenov, o precursor da fisiologia russa, ainda em desenvolvimento, Pavlov abandonou os seus estudos religiosos decidindo dedicar a sua vida à ciência. Em 1870 inscreveu-se na faculdade de Matemática e Física na Universidade de St. Petersburg.

No entanto, Pavlov se envolveu com a fisiologia, área que se tornaria fundamental para o seu trabalho ao longo de toda a sua vida.  Formulou a teoria do reflexo no início do século XX. Esta foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas sobre o aprendizado. Esta teoria consistia em gerar estímulos nos animais e condiciona-los através desses estímulos.

Usando um material de vidro, Susana criou sua própria aplicação para a teoria, fazendo com que os participantes assoprem dentro de um pequeno compartimento onde estão contidas as abelhas. Estas abelhas, que possuem uma percepção extraordinária de odores, são treinadas para detectar certas substâncias relacionadas a doenças específicas. O resultado é que quando detectam a substância no odor exalado pelo paciente as abelhas se locomovem para um lado do recipiente.

Para o teste, as abelhas são colocadas dentro do recipiente e expostas aos respectivos odores dos quais foram treinadas. A cada dose de exposição, elas são estimuladas com doces soluções de água e açúcar.

susanasoaresbees1

susanasoaresbees2

susanasoaresbees2b

susanasoaresbees3

susanasoaresbees4

Um programador e musicista que se aventura na busca por conteúdos interessantes e legais na internet.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *