Iniciativa instala geladeira pública para incentivar a doação de comida!

Vamos começar com uma informação chocante: enquanto milhões de pessoas passam fome no planeta, o resto do mundo desperdiça, todos os anos, mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos.

502155430_4e6402872e_o (1)Geladeira pública

Para incentivar o consumo consciente de comida e ajudar o próximo, uma instituição de caridade Belga, a Corvia, instalou uma geladeira pública em um bairro popular de Bruxelas.

Em vez de deixar a comida estragar, agora as pessoas podem doar as sobras de alimentos por meio da geladeira comunitária e evitar o desperdício.

ge1

A ação, que teve início no Natal de 2014, conta com a ajuda de diversos restaurantes e bares da região, que estão abastecendo a geladeira com sobras limpas e, assim, tudo o que iria para o lixo é aproveitado por milhares de pessoas necessitadas.

O procedimento acontece da seguinte maneira: qualquer um pode deixar alimentos em bom estado, que iriam para o lixo, e contribuir para a refeição de dezenas de pessoas.

Os doadores devem apenas ter o cuidado de etiquetar a data de preparo dos alimentos. Além disso, é proibido guardar bebidas alcoólicas e garrafas abertas  no local.

A geladeira, que fica no meio da calçada e foi doada por um comércio local, funciona por energia solar e está à disposição de todos que precisarem.

gel

Veja o vídeo e conheça mais sobre essa ideia!

Projetos de doação e troca do tipo “pegue o que você precisar” tem se espalhado pelo mundo, inclusive no Brasil – como com o Abrace e com o troco coletivo. Já imaginou que bacana se essa mais essa boa ação chegasse por aqui?

Jornalista, estudante de psicologia e otimista de nascença

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *