A mecânica das bicicletas dá origem a incríveis máquinas de pedalar

As bicicletas podem salvar sua saúde, ajudar na preservação do meio ambiente, reduzir o trânsito e, de quebra, são legais pra caramba. Na Guatemala, além de servirem como meio de transporte, elas dão origem a outras máquinas para serem usadas em casa e em pequenas empresas.

Enquanto muitos de nós vamos de carro até a academia para nos exercitarmos em bicicletas ergométricas, os guatemaltecos estão se acostumando a pedalar o dia todo, na locomoção e na realização de tarefas.

Para quem precisava fazer tudo na mão, as máquinas de pedalar produzidas no país pela ONG Maya Pedal significam facilidade. Trata-se de uma tecnologia barata, de fácil manutenção e que não requer energia elétrica. Estamos falando em bicimáquinas – como são chamadas – para:

01. Debulhar o milho

Máquinas de bicicleta (1)

02. Bombear a água de poços

Máquinas de bicicleta (2)

03. Liquidificar

Máquinas de bicicleta (3)

04. Moer

Máquinas de bicicleta (4)

05. Descascar noz

Máquinas de bicicleta (5)

06. Extrair a polpa do café

Máquinas de bicicleta (6)

07. Lavar roupa

Máquinas de bicicleta (7)

08. Locomover quem não pode pedalar

Máquinas de bicicleta (8)

Maya Pedal funciona desde 1997 na cidade de San Andrés Itzapa. De lá para cá, além de desenvolverem projetos como os citados acima, eles disponibilizam manuais para a produção das bicimáquinas no site da ONG. A ideia é que a energia limpa e barata obtida pelas pedaladas possam chegar a todos que precisem.

Minidocumentário sobre o Maya Pedal

Assista abaixo a um documentário curtinho, em espanhol com opção de legendas em inglês, sobre a iniciativa. Além de entrevistas com moradores e com idealizadores do Maya Pedal, veja algumas máquinas em ação:

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

5 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *