A realização de um projeto está colorindo o morro da Santa Marta, no Rio de Janeiro

cms-image-000352244[1]

Desde 2012, o projeto “Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta” tem se voltado à revitalização da comunidade que habita o emblemático morro do Rio. Lá foi gravado o clipe do Michael Jackson em 1996, com segurança garantida pelo traficante Marcinho VP, que mais tarde seria retratado no livro “Abusado – O dono do Morro Dona Marta”, do jornalista Caco Barcellos.

Santa Marta, ou Dona Marta, como é conhecida a comunidade, foi também a primeira favela do Rio de Janeiro a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em dezembro de 2008.

Liderado pelas Tintas Coral, com ajuda de voluntários e artistas, o local tem ganhado cores. Não só isso, diversos espaços, como a quadra de samba, local onde o cantor Michael Jackson gravou o videoclipe “They don’t care about us”, e a escada principal da favela, passaram por revitalização.

Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, explica Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral.

A mais recente inciativa do projeto “Tudo de cor para você” envolve a pintura do muro de entrada da favela, de 30 metros de extensão por 3 metros de altura. Para isso, foram convidados os artistas de rua Mario Bands, nascido na Zona Norte do Rio, e Swell, que vive no próprio morro Santa Marta. Nessa ação, os dois artistas desenvolveram desenhos originais que se complementam e dialogam com os traços artísticos que os definem e as características da comunidade: o emaranhado de casas coloridas e a vegetação viva e exuberante que circunda a região.

Veja abaixo algumas imagens dessa fase do projeto:

Mario Bands (1)

Mario Bands (2)

Swell (1)

Swell (2)

Tudo_de_cor_para_voce_Mario_Bands_01

Tudo_de_cor_para_voce_Mario_Bands_03

Tudo_de_cor_para_voce_pintura_Swell_01

Tudo_de_cor_para_voce_pintura_Swell_02

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *