Você sabia que pode ajudar um cão de abrigo apenas passeando com ele?

Que o cão é um dos melhores amigos do Homem, ninguém tem dúvidas, mas será que a humanidade tem retribuído esta amizade dos caninos?

Atualmente, no Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, existem mais de 350 animais esperando por adoção, e muitos deles já passaram grande parte de sua vida por lá.

Se você não tem espaço em casa, ou passa longas horas fora e não pode adotar um cãozinho, existem muitas outras formas de ajudar. Uma delas é contribuir com ONGs que aceitam doações para diversos fins, desde a compra de ração até tratamentos veterinários e outros auxílios para caninos abandonados.

puppy-742599_640

Cãominhada

Porém, se você quer ajudar de uma maneira mais próxima, tudo o que precisa é de um pouco de tempo no seu dia a dia e muito amor. Uma iniciativa do CCZ de São Paulo chamada “Cãominhada” tem como objetivo proporcionar bem-estar e o contato com possíveis donos aos animais que estão à espera de um novo lar.

O projeto reúne diversos voluntários e não exige nenhum comprometimento quanto a adoção. Basta apenas se dispor a passear com os cães uma vez por semana, ajudando no processo de socialização dos bichinhos e também contribuindo para uma vida mais divertida e menos solitária no local.

No momento, são mais de 1500 voluntários que auxiliam no processo de adoção dos cães e, em mais de um ano desde o lançamento, o programa já ajudou mais de 2 mil animaizinhos com castração, vacinas, passeios e microchips.

3498265087_686b662fe2_o_(1)

Como Participar?

Para participar da “Cãminhada”, é simples, acesse este link e agende passeios com os cachorros, eles acontecem na Rua Santa Eulália, 86, no bairro de Santana, próximo ao metrô Carandiru.

CCZ

Algumas regrinhas são primordiais para garantir o sucesso do projeto, entre os requisitos está a idade dos passeadores, que devem ser maiores de 18 anos. Além disso, são permitidos apenas voluntários utilizando calça jeans ou moletom, e tênis, para garantir o bem-estar das pessoas e também dos animais.

Os voluntários de primeira viagem devem acompanhar uma pequena palestra para orientação sobre o passeio com os bichos. Vale lembrar que é preciso estar vacinado contra a raiva para poder participar da “Cãominhada”, e comparecer ao local com carteira de vacinação, RG, comprovante de residência e uma fotografia 3×4.

A “Cãominhada” é uma iniciativa que melhora a qualidade de vida dos cães no CCZ de São Paulo, os passeios ajudam a reduzir o estresse dos animais e auxiliam na interação deles com os seres humanos, aumentando as possibilidades de adoção dos bichinhos.

Participe desse projeto, seja um voluntário!

Jornalista, estudante de psicologia e otimista de nascença

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *