Caño Cristales: o rio de arco-íris intocado na Colômbia

Vermelho, laranja, amarelo, verde e azul: essas são as cores que podemos encontrar no fundo das águas cristalinas de Caño Cristales, o Rio Arco-Íris da Colômbia, uma relíquia natural cheia de pequenas quedas e jacuzzis naturais, onde não é permitido cigarros, alimentar os peixes, pisar nas plantas aquáticas, garrafas plásticas e, para aqueles que querem nadar, nada de protetor solar ou repelente (segundo a repórter Vicky Baker). Tudo isso para preservar esse rio tão especial.

Apesar de ser uma beleza natural há muitos anos, o Caño Cristales só foi se tornar uma atração turística há pouco tempo, pois até alguns anos atrás, o território pertencia às FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mas hoje é um lugar pacífico e com crescente interesse turístico. Agora a ameaça é outra: o interesse de companhias de petróleo que querem se estabelecer na região, o que tem dividido opiniões.

Para quem quer conhecer esse ainda quase intocado Rio das Cinco Cores, como também é conhecido, a melhor época é de setembro a dezembro, apesar de a temporada começar em julho. Para chegar em La Macarena, a cidade mais próxima do rio, é aconselhado um voo de quase uma hora de duração em um avião que tem capacidade para apenas 32 passageiros, mas atenção para a bagagem: só uma mala de 15kg e uma bagagem de mão de 5kg! É uma boa viajar leve.

Jacuzzis coloridas de Caño Cristales

Los Ochos - Rio vermelho e amarelo

Setor Los Ochos - Quedas d'água

Rio com vermelho e amarelo

Rio com vermelho e amarelo

Fotógrafo tirando fotos do rio

Fotos por Mario Carvajal para o site oficial de Caño Cristales.

Uma curiosa amadora que acha o mundo encantador.

Comments

comments