10 ambientes feitos a partir de contêineres

Contêineres são amplamente utilizados no transporte de cargas e estão espalhados no mundo todo. Alguns arquitetos, porém, fascinados pela versatilidade dessas gigantes caixas de metal, têm se dedicado a empregá-las na criação de espaços criativos e até mesmo luxuosos. A lista abaixo reúne 10 exemplos de ambientes criados a partir de contêineres. Vontade de morar em algum deles?

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A arquiteta Maziar Behrooz projetou este estúdio de arte de 840 metros quadrados ao lado da casa de um cliente em Long Island, Nova York. Foram usados dois contêineres que receberam pintura na cor carvão-escuro para combinar com a casa principal e se misturar com a floresta circundante.

 

roundup-container-homes-1-600x247
O contêiner acima, que recebeu aplicação de madeira folheada, está numa área plana da região de Galiza, Espanha. Possui varanda e toldo removível para permitir diversão ao ar livre, o que é ideal, já que se trata de uma casa de verão. O projetado é dos arquitetos Severo Fernández e Rodríguez Basilio, do Estudio de Base.

 

roundup-container-homes-adam-kalkin-califon-nj-600x375
Esta casa em Califon, Nova Jérsei, possui três contêineres de largura por dois de altura. Com vidro nos dois lados, permite uma ampla claridade. O projeto preserva os aspectos rústicos dos contêineres e inclui outros materiais industriais, como um piso de concreto e vigas e colunas de aço.

 

roundup-container-homes-arcgency-wfh-house-wuxi-china-600x450
Arcgency é um escritório de arquitetura baseado em Copenhague, Dinamarca, que criou a “WFH House” em Wuxi, China, utilizando três contêineres empilhados. Para fixação foi necessária uma estrutura de aço. O conjunto recebeu revestimento de bambu, que além de ser sustentável é um símbolo chinês. A casa contêiner conta também com um sistema de armazenamento de águas pluviais, teto solar, claraboias e pavimentação permeável.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Benjamin Garcia Saxe projetou esta casa laranja para os clientes em San Jose, Costa Rica. O objetivo era permitir que a paisagem do local pudesse ser contemplada de dentro da casa. O telhado entre os dois contêineres é feito a partir de metal de sucata.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa bela casa verde-esmeralda acima se chama Crossbox e fica na França. O projeto é da CG Architects, no qual dois contêineres foram posicionados perpendicularmente sobre outros dois. Com configurações tradicionais, os quartos são em cima e sala de estar ficam na parte de baixo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Poteet Architects, uma empresa conhecida pela reutilização de edifícios já existentes, projetou essa casa de hóspedes (nós já falamos sobre esse projeto aqui) de 32 metros quadrados no Texas, usando um contêiner. O interior é forrado com madeira compensada de bambu – chão e paredes; o pavimento é feito de garrafas de refrigerante recicladas.

 

roundup-container-homes-dwell-interior-600x450
Mesmo com a parede branca ondulada, quem observa o ambiente acima nem imagina que esse é o interior de uma sala construída a partir de um contêiner. Na verdade, essa residência de Houston é composta por três contêineres, somando um total de 142 metros quadrados de espaço útil. O arquiteto Christopher Robertson, responsável pelo projeto, diz que um dos objetivos era fazê-lo parecer como uma casa típica.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta estrutura, que foi exibida no Museu Whitney de Arte Americana, em Nova York, e no Walker Art Center, em Minneapolis, é chamado de MDU, ou unidade de habitação móvel, e foi projetado por Lot-EK. A ideia aqui é aproveitar a característica móvel do contêiner em uma casa que pode viajar junto com o morador. O projeto inclui partes que são uma espécie de gaveta gigante que, quando abertas, somam espaço ao ambiente. Em caso de locomoção, as gavetas são fechadas facilitando o transporte.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cove Park é um espaço de 50 hectares localizado na costa oeste da Escócia. Trata-se de uma comunidade de artistas consagrados. Em 2002, o estúdio Container City criou três cubos feitos de contêineres para ser usado como retiro de artistas – outros seis foram adicionados em 2006.

Um programador e musicista que se aventura na busca por conteúdos interessantes e legais na internet.

Comments

comments

7 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *