Conheça as cinco esculturas clássicas que mais fascinam a humanidade

Há muitos séculos, desde que saiu das cavernas, o homem tem realizado trabalhos incríveis na terra. Com cada vez mais primor, a humanidade tem como herança de alguns artistas do passado obras de arte incríveis. Algumas delas são as esculturas. Surpreendentes, elas resistem firmemente ao tempo e continuam encantando pesquisadores e visitantes dos locais onde estão instaladas.

Dentre muitas, separamos cinco bastante especiais que fazem a viagem valer a pena. Artistas como Auguste Rodin, Michelângelo e Frédéric Bartholdi estão inclusos nessa lista com obras fantásticas. Confira:

1. ESCULTURAS FASCINANTES: O PENSADOR
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Originalmente chamada de “O Poeta”, a escultura é uma peça que fez parte da encomenda feita pela comissão do Musée des Arts Décoratifs, em Paris, na França, e serviria para criar um portal monumental do museu. Seu autor, Auguste Rodin, se baseou em “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, para esculpir o portão do local. O Pensador seria o retrato de Dante, à frente dos portões do inferno, ponderando o poema do autor. A estátua é feita de bronze e hoje está localizada ainda no Musée Rodin, que fica em Paris, capital francesa.

2. ESCULTURAS FASCINANTES: VÊNUS DE MILO
Venus_de_Milo
Esta escultura foi criada entre 100 e 130 anos aC (antes de Cristo). É feita em mármore e é ligeiramente maior que o tamanho natural de uma mulher alta. Acredita-se que Vênus de Milo representa Afrodite, deusa grega do amor sexual e da beleza física. Quanto sua autoria, supõem-se que seja de Alexandros de Antióquia. A escultura foi encontrada na ilha de Milo, no mar Egeu, Grécia. A estátua encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris.

3. ESCULTURAS FASCINANTES: DAVID
David_by_Michelangelo_(cast)
A escultura de David ou Davi, é uma das obras primas de Michelângelo. A estátua retrata o herói bíblico e seu realismo anatômico chega a impressionar. David é considerada por muitos a obra mais importante de Michelângelo. Medindo 5,17 m, é hoje o símbolo máximo da República de Florença. A obra pode ser visitada na Galleria dell’Accademia, na própria cidade de Florença, na Itália.

4. ESCULTURAS FASCINANTES: PIETÁ
Pietá
A obra é uma das mais famosas esculturas feitas por Michelangelo, ícone do renascentismo italiano. Representa o corpo de Cristo morto nos braços da Virgem Maria. Acredita-se que ela foi esculpida em 1499. Hoje está exposta na basílica de São Pedro, no Vaticano.

5. ESCULTURAS FASCINANTES: AUGUSTO E PRIMA PORTA
Augusto_de_Prima_Porta
Augusto de Prima Porta é uma obra de Augusto César e que foi descoberta em 20 de abril de 1863 na Villa de Augusto, Prima Porta, em Roma, na Itália. Ela foi talhada em mármore. Atualmente está a mostra no Museu do Vaticano, em Roma.

Como visitar as obras
Para visitar uma dessas obras originais, o turista brasileiro precisa apenas emitir o passaporte de viagem. Tanto para França, quanto para Itália, não se exige visto para brasileiros que terão estadia menor que 90 dias (como diz o site linkado). As autorizações para entrada nesses países são extraídas durante a imigração, assim que o visitante chega ao país. Para emitir o passaporte é necessário realizar agendamento do site da Polícia Federal. O tempo médio para que ele fique pronto gira em torno de 20 dias. Já quanto ao seguro viagem internacional, que não é obrigatório fora da União Europeia (como diz o site linkado), é necessário obter um para entrar na França e Itália. Cartões de crédito costumam oferecer seguros de graça, e também existem corretoras nos aeroportos.

Além das mencionadas no artigo, os museus possuem outras diversas obras que prometem fazer a visita do turista valer bastante a pena. Não esqueça também de conhecer os pontos turísticos dessas capitais.

— Por Marcos Souza, em colaboração ao Somente Coisas Legais.

Visite também a página do Somente Coisas Legais no Facebook: https://www.facebook.com/SomenteCoisasLegais

Comments

comments

14 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *