Conheça os grandes fotógrafos por trás das mais icônicas fotografias do mundo

O fotógrafo Tim Mantoani decidiu levar a cabo um projeto para tirar do anonimato outros fotógrafos responsáveis por algumas das mais famosas e representativas imagens do mundo.

Ele encontra grandes fotógrafos e os registra segurando suas fotografias famosas – imagens que, muitas vezes, são usadas para definir personalidades importantes ou eventos históricos.

Uma curiosidade. Todo o trabalho de Mantoani é feito com uma rara câmera Polaroid 20×24 – que produz placas de 20 x 24 polegadas (aproximadamente 50 x 60 centímetros).

Tudo isso foi reunido no livro “Behind Photographs” (Por trás das fotografias), à venda na Amazon.com. Veja algumas dessas polaroides gigantes que registram grandes fotógrafos e suas produções:

Steve McCurry – A garota no Afeganistão

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-20[1]
A foto mostra Sharbat Gula. “Enquanto ela estava no campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984, ela foi fotografada pelo fotógrafo Steve McCurry. Gula, então com 12 anos de idade, era uma das estudantes em uma escola dentro do campo de refugiados. McCurry tirou a foto quando a encontrou sem burcaas – dada a rara oportunidade de fotografar o rosto de mulheres afegãs (a lei afegã obrigava as mulheres a usarem a burca).” – Wikipédia.

Jeff Widener – Pequim 1989

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-4[1]
“Em 1989, durante os protestos da Praça Tiananmen (China), o fotógrafo flagrou um solitário protestante, na frente de uma fileira de tanques de guerra, bloqueando sua passagem por mais de 30 minutos.1 A foto estampou páginas de jornais em todo o mundo, diante da censura chinesa à imprensa internacional. O momento da foto foi registrado do sexto andar do Hotel Pequim, a pouco mais de 800 metros de distância, com máquina fotográfica de lentes 400 milímetros. Pelo trabalho, foi posteriormente indicado ao Prêmio Pulitzer 1990 por “Spot News Photography”, e ganhou vários outros no decorrer dos anos.” – Wikipédia.

Harry Benson – The Beatles 1964

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-9[1]
“Brian Epstein – empresário da banda – tinha acabado de lhes dizer que eles eram número um na América – e eu estava vindo com eles para Nova York”, conta o fotógrafo.

Lyle Owerko – 9/11

famous-photographers-portrai-incomic-photographs-tim-mantoani-125[1]
“Esta imagem é uma pequena parte de um evento tão grande e que amarra os fios de milhares de histórias e milhões de pessoas” – Lyle Owerko.

Marry Ellen Mark – Mestre de picadeiro com um elefante

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-5[1]
Ram Prakash Singh, circense do “The Great Golden Circus” em fotografia tirada em Ahmedabad, índia (1990).

Thomas Mangelsen – Urso marrom

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-13[1]
A fotografia foi tirada nas Cataratas de Brooks no Parque Nacional de Katmai, no Alasca, em 1988.
Após passar uma semana fotografando o local – foram 35 rolos de filme -, Thomas Mangelsen foi surpreendido por esta incrível imagem. Apesar de ele ter programado uma imagem como essa, ele não sabia que havia conseguido!

David Doubilet – Círculo de Barracudas

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-2[1]
O fotógrafo captou este mergulhador no centro de um círculo de barracudas em Nova Irlanda, ilha de Papua-Nova Guiné.

Meil Leifer – Ali X Liston

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-12[1]
25 de maio de 1965, na cidade de Lewiston, Mayne (EUA). O então campeão dos Pesos-Pesados, Muhammad Ali, mantém o título ao vencer Sonny Liston pelo segundo ano consecutivo.

Bob Gruen – John Lennon

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-15[1]
“John Lennon me pediu ir até seu apartamento no lado leste de Nova York para tirar fotos para a capa de seu disco ‘Walls + Bridges’. Depois de uma série de retratos para a capa, tiramos algumas fotos informais para divulgação. Perguntei se ele ainda tinha a camiseta de Nova York que eu lhe dera um ano antes, ele vestiu-a e fizemos essa foto”, explica o fotógrafo.

Nick Ut – Ataque de napalm no Vietnã

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-10[1]
A imagem, tirada em 8 de junho de 1972, mostra crianças fugindo de um ataque norte-americano – um bombardeio de napalm – a uma vila no sul do Vietnã.

Douglas Kirkland – Marilyn Monroe

famous-photographer-portraits-behind-photographs-tim-mantoani-3[1]
“Esta é da minha noite com Marilyn”, escreveu o fotógrafo.

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *