Imagens incríveis em Longa Exposição de uma maneira que você nunca viu

64ef4ee4a0b039f9cc9ceced699cfc18_large

Pixelstick é o nome do aparelho capaz de produzir fotos em longa exposição utilizando rastros de luz, porém de uma maneira totalmente inovadora. Criado por Duncan Frazier e Steve McGuigan, moradores do Broklin, o bastão lê imagens criadas no Photoshop (ou o editor de imagem de sua escolha) e as exibe uma linha de cada vez, de acordo com o seu movimento, criando desenhos que parecem estar flutuando no ar.

Os autores não param por ai,  expandindo as fronteiras da fotografia de longa exposição, combinada com a técnica de timelapse, eles produzem vídeos capturando uma série de imagens em várias exposições diferentes, permitindo a produção de animações totalmente inovadoras, como pode ser visto no vídeo abaixo.

cee58879625fb9495d45753dd8c7e257_large

Dizem os autores que as pinturas de luz são bastante simples de reproduzir. Mas é claro que você precisará de um material específico, eles utilizam um bastão que emite as luzes pré-programadas em computador, e uma câmera preparada para fotos de longa exposição. Após disparar a foto, deve-se mover o bastão que estará emitindo as luzes já programadas, formando os desenhos necessários. Os autores ressaltam ainda que é muito divertido trabalhar com o Pixelstick, pois a cada fotografia há a curiosidade de olhar na câmera o resultado capturado.

Pixelstick é formado por 198 LEDs colocados dentro dentro de uma caixa de alumínio leve, e um pequeno computador que fica dentro dele que pode ler as imagens a partir de um cartão SD. Cada LED corresponde a um único pixel na imagem, que podem ser formadas utilizando de 1 até 198 pixels de altura, e com largura não limitada, já que isso vai depender de quanto você vai mover seu bastão.

O Pixelstick foi pensado de maneira a facilidar sua utilização, podendo manusea-lo facilmente, com um suporte perpendicular a seu corpo permitindo que o bastão de luz gire livremente. Utilizando 8 pilhas AA, ele ainda é econômico, Duncan Frazier e Steve McGuigan garantem que filmaram sem problemas durante toda uma noite.

Veja  nas fotografias abaixo mais detalhes sobre o Pixelstick e o que ele é capaz de fazer, e acesse também a página do projeto no Kickstarter caso queira arriscar comprar o seu:

2b3a570d4d557fe9d559c3b9d9dd16b4_large

911caebf48006ed42394ae7bda0a35fc_large

48732926500c8804ca7cdc44d38574ce_large

hdkBCgMh

light-1

pixel-1

pixel-2

PX_Gear_Wide

tYycgCv

Desenho com luzes

Um programador e musicista que se aventura na busca por conteúdos interessantes e legais na internet.

Comments

comments

4 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *