Essa escada giratória acoplável permite explorar o topo de qualquer árvore

Imagine um gracioso sistema modular anexado em torno de uma árvore para formar uma escada em espiral e facilitar a subida até o topo/copa. Conseguiu? Se não conseguiu, não se preocupe, porque alguém já imaginou por você. O nome desse sistema é CanopyStair e foi desenvolvido pelos designers britânicos Robert McIntyre e Thor ter Kulve.

Tree Project

A ideia surgiu quando esses dois designers passavam um tempo nos Açores, em uma bonita hospedagem sem vista para o mar. Um muro impedia a visão dos turistas, que precisavam escalar uma árvore do jardim se quisessem admirar o pôr do sol no oceano – o que, convenhamos, não é coisa mais fácil do mundo.

A pergunta é: como subir e descer facilmente de uma árvore?

A resposta? Com uma trama tripla de alumínio fundido, piso leve, corrimões e cintas que podem ser acopladas sem a necessidade de ferramentas. O mecanismo compreende plataformas de madeira feitas de contraplacado de bétula (árvore semelhante ao carvalho), normalmente utilizada para construir pequenas aeronaves.

canopy_stair_7

canopy_stair_6

Robert McIntyre e Thor ter Kulve desenvolveram sua criação no curso de Designer de Produtos da Royal College of Art (RCA) em Londres, como parte do seu projeto de graduação.

Com um pensamento moderno e ecológico, os dois estudantes ainda projetaram o CanopyStair para, além de ser facilmente instalado, não danificar ou marcar a árvore de forma alguma.

Os inventores estimam que duas pessoas devam levar cerca de três horas para montar um CanopyStair de 7 metros de altura e fizeram uma demonstração erguendo um protótipo em Sussex, fora do Campus da RCA. A escada é capaz de aguentar várias pessoas sem ceder ou causar qualquer mal à árvore.

Tree Project

canopy_stair_4

Mais do que uma escada para escalar e facilitar o acesso a casas nas árvores e esconderijos de infância, os criadores do CanopyStair perceberam que tinham desbloqueado um portão para um jardim secreto, como uma passagem para um habitat isolado.

O dossel (parte superior) de uma floresta é o ecossistema menos explorado na Terra, devido à dificuldade de chegar até ele, ao mesmo tempo em que abriga cerca de 70-90% da vida nas florestas tropicais, como macacos, sapos, lagartos, pássaros, preguiças, cobras e pequenos felinos. Um mar de vida que agora pode ser acessado diretamente. Biólogos, ecólogos, agrônomos e pesquisadores em geral podem pular de alegria.

Contudo, ainda não há informações sobre comercialização e, infelizmente, a equipe ainda não tem planos de levar o CanopyStair para o mercado. Vamos torcer para que isso mude muito em breve.

Fotos: http://theawesomer.com/canopystair/326209/

Bióloga por formação e curiosa por natureza, acredita que sempre existe algo a mais para se aprender.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *