Já que, muitas vezes, aterrar cabos de eletricidade não vale a pena – tanto pelo custo da instalação quanto pela dificuldade excessiva de alguns projetos -, por que não usar a criatividades para tornar as torres elétricas mais legais?
Em alguns lugares do mundo, isso já tem sido feito ou, pelo menos, pensado. Seguem abaixo alguns exemplos de torres diferentes que já foram implementadas e alguns protótipos criados por designers e arquitetos:
01. Torre Mickey Mouse
Na cidade de Celebration, Flórida – EUA, uma das torres de energia ganhou um formato que faz referência à silhueta do famoso rato. O motivo é a proximidade com o Walt Disney World Resort, que fica próximo dali. À noite, a torre recebe iluminação, tornando-se um grande ponto de referência para quem passa pela redondeza.
02. Torre palhaço
Duas torres elétricas se destacam na cidade de Újhartyán, Hungria. Elas foram construídas com formato de palhaços. A ideia da companhia elétrica local era tornar as torres mais atrativas.
03. Torre mosaico
Mesmo as antigas torres de energia podem ganhar um aspecto mais interessante. A prova disso é esta torre localizada na cidade de Hattingen, Alemanha. Estudantes de arte deram cores a ela instalando painéis translúcidos de acrílico. O que antes era uma simples torre de energia, tornou-se uma obra de arte.
04. Torre robô
Na Argentina, o coletivo criativo DOMA é o responsável por esta torre em formato de robô – com iluminação LED. O projeto, intitulado “colosso”, é uma arrojada intervenção urbana que busca conectar tecnologia à street art.
PROTÓTIPOS
05. “Terra de gigantes”
Esse é o nome do projeto desenvolvido pela empresa de arquitetura “Choi + Shine” para adicionar beleza às redes elétricas que cortam as paisagens islandesas. Cada torre de energia é tratada como uma estátua imponente de um gigante.
06. Torre cervo
Talvez de todas as torres, esse projeto criado pelo estúdio russo Design Depot seja o que mais gastaria metal além da conta! Bem, mas podemos imaginar uma ou outra torre em formato de cervo no meio de uma rede elétrica convencional.
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.