“O mundo nos envia lixo. Nós mandamos música de volta”, com essa frase de impacto começa o vídeo de apresentação de um dos mais tocantes projetos que já vi no Kickstarter, o Landfill Harmonic.
O objetivo é arrecadar fundos para a produção de um documentário sobre a “Orquestra Reciclada”, grupo de crianças paraguaias que fazem música com instrumentos construídos com matéria-prima obtida do lixo.
Como a Orquestra Reciclada começou
Em 2006, Favio Chávez começou a trabalhar em um programa de reciclagem em Cateura, onde o principal aterro sanitário do Paraguai está localizado. Observando as necessidades das crianças nessa área, ele decidiu abrir uma escola de música, que foi o embrião da “Orquestra Reciclada” – cujo nome completo é “La Orquesta de Instrumentos Reciclados de Cateura”.
Quem dá suporte à criação dos instrumentos é Nicolás Gómez, luthier local conhecido como “Cola”. Ele se mudou para Cateura para trabalhar na coleta de lixo. Lá conheceu Favio e ambos passaram a trabalhar juntos na construção de instrumentos com materiais de reciclados. Dessa parceria saíram violinos e violoncelos de latas de óleo, flautas de tubulações de água, violões de caixas de embalagem, etc.
O som dos instrumentos surpreende tanto quanto o fato de uma orquestra nascer nos berços de um lixão. A música ganha um timbre próprio, metalizado por conta dos materiais empregados, mas ao mesmo tempo harmoniosos (nos vídeos abaixo dá pra ter uma ideia).
Landfill Harmonic, o documentário
A produção do documentário sobre o projeto desenvolvido em Cateura está entre as iniciativas que visam mostrar a “Orquestra Reciclada” ao mundo. Além do filme, O maior museu de instrumentos musicais do mundo, o MIM, no Arizona (EUA), organizará uma exposição permanente com os instrumentos criados por Favio, Nicolás e as crianças. Uma apresentação da orquestra na abertura da exposição faz parte dos planos.
– Gostou do projeto? Veja como apoiá-lo (a partir de 1 dólar)
Trailer oficial do documentário
Um pouco mais da Orquestra Reciclada em vídeo
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Gostei muitoooooo da ideia!
Não há nada que os impeça de ir ao encontro dela
Wendel VRock
Poderíamos implementar esse projeto em todos lugares do nosso brasil, levando a reciclagem e a cultura por todos os lugares. Parabens pelo iniciativa, muito legal !!!
O projeto ainda está rolando??? gostaria de conversar em skype com o criador do projeto. O quanto antes =D