Nós do Somente Coisas Legais estávamos em nossa busca diária por encontrar coisas interessantes para postar, foi quando nos deparamos com esta imagem, ainda não conseguimos entender como isso é possível.
Dois triângulos formados pelas mesmas peças, porém em um deles sobra 1 quadrado vazio. Veja a imagem e se você conseguir entender, deixe a sua explicação nos comentários!! Boa diversão!
Compartilhar no FacebookUm programador insistente e curioso, que vive atrás de descobrir coisas novas na internet e, principalmente, fora dela. Viajar é seu sonho e viver é o que espera quando alcançá-lo.
é uma questao de angulo
é uma questão de ângulo!
Que ângulo?
É ilusão o.o os dois triangulos não têm a mesma área. Se reparar bem, vai ver que a hipotenusa do segundo triangulo é traçada um pouco a frente da do primeiro. O que faz compensar a área do quadradinho. Se quiser, pode usar algum editor de imagens pra tirar a prova
Na verdade, isso pode ser explicado facilmente. Cada um dos triângulos é um triângulo retângulo. Mas quando colocados da maneira como estão, não resultam num outro triângulo, e sim num polígono de quatro lados, sendo que o lado que parece ser a hipotenusa é na verdade formado por dois lados. Como o ângulo entre esses dois lados é bem pequeno, dá a impressão de ser um segmento contínuo.
O angulo dos triangulos são diferentes, sendo o azul é menos inclinado que o vermelho. quando o vermelho esta em cima, ele "aumenta" a área, exatamente o suficiente para cobrir aquele quadradinho. A poli enobrece o conhecimento inutil tambem.
Pinte de vermelho (O QUADRINHO QUE SUPOSTAMENTE SOBRA) e fica tudo igual.
É só pintar de vermelho o quadrinho branco da 2.figura e fica exatamente igual…
Como eu havia dito é uma questão de angulo!
mais simples repare a ponta do primeiro triangulo e do seguno vc vai notar que as peças estão trocadas todas as peças mudaram e pra variar essa mudança fez com que o segundo triangulo faltasse uma peça que é o quadrado
massa
A imagem tá bugada 🙁
Problema consertado!!
Ok! obrigada!
deu pra entender!
é que a parte mais fina da peça verde clara é menor que a parte fina da peça amarela
O triângulo de baixo é maior, a área do quadradinho ausente foi distribuída ao longo da hipotenusa, olhando com atenção vemos que ela, em cada quadradinho, passa um pouco mais acima que a hipotenusa do triângulo de cima. Como é muito sutil, quase não se percebe. =)
os triângulos verde e vermelho ñ são semelhantes, as hipotenusas ñ estão alinhadas. O desenho dá a impressão errada.
Simplesmente porque não são triângulos. a “hipotenusa” não é uma reta, em um os segmentos estão para fora e no outro para dentro do “triangulo”