Gary Greenberg é um cientista americano com uma paixão inusitada: areia! Mas, se você já deu uma olhadinha nas imagens da galeria abaixo, possivelmente compreendeu parte das motivações de Greenberg.
Ele, que é diretor do Laboratório de Microscopia e Microanálise do Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA), há 10 anos fotografa grãos de areia. Ampliadas em 250 vezes, as imagens revelam detalhes surpreendentes. Cada grão de areia tem sua forma e coloração próprias, dignas de pedras preciosas.
O trabalho de Gary Greenberg está reunido no livro A Grain of Sand. Veja abaixo algumas das fotos que compõe a obra:
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Cristal.
Queria ver um grão de areia de ouro…
awesome!
Amei…
Agora que tenho este conhecimento, olharei para areia de maneira diferente. Admirando-a
mara
Que lindo…….vou passar a comer areia daqui pra frente!
Beleza oculta! Lindo demais!
nós é que nos achamos grandes demais…o universo é pequeno para Deus
A areia é lindaa!
tudo nessa vida é lindo, só depende de como vc vê as coisas depende do ponto de vista
Tudo o que Deus fez é realmente lindo! Aquilo que o homem transforma, nem sempre!
q lindo *_*'.
Por isso é que adoramos praia e não sabiamos o porquê.
Já sei o que vou dar pra Thais Dalécio no próximo aniversario dela… Muita areia lol.
Já sei o que vou dar pra Thais Dalécio no próximo aniversario dela…
Muita areia lol.
ai no outro voce da um microscopio
Ai é por conta dela, mas a areia eu garanto!
Tudo q Deus faz e perfeitooooo! Ate a areia e unica.
Simmm entendi nada bicha péssima…;p
Que loko!
Lindo!! 😀 Interessante… 😛
No Laboratório de Biologia, estudando os tipos de solo, os alunos tiveram a oportunidade de fazer a observação em microscópio…é simplesmente maravilhoso…encantamento garantido, aula inesquecível.
mt show de bola 😀
nossa…. vivendo e aprendendo…. nunca pensei que um grão fosse tão belo….. Nosso criador é maravilhoso…. imagina pisar nessas riquezas …… vou amar muito mais a natureza… obrigada…por compartilhar esse conhecimento..
OLHA AEE Fabio Junior que xiquee nús eu ameii !!
lindo, principalmente quando cai nos olhos. kkkk
MARAVILHOOOOSOOOOO *o*
Um mundo de cores e formas.
incrível! lindo demais *-*
Como a tecnologia nos presenteia com imagem lindas!
A composição da areia, é muito variável, dependendo fortemente das fontes de rochas locais e mesmo de condições e vida mas, o constituinte mais comum de areia em ambientes interiores continentais e configurações costeiras não-tropicais são os sílicatos (um composto consistindo de silício e oxigênio (SixOy).
O mais comum é o dióxido de silício ou SiO2, geralmente na forma de quartzo, mas também encontramos considerável quantidade de SiO4 e, eventualmente, para ambos s casos, um ou mais metais e, possivelmente hidrogênio, podem estar associados na composição.
Os minerais do silicato são divididos de acordo com sua estrutura molecular nos seguintes grupos:
Olivinas (tetraedro simples)
Piroxenas (cadeia simples)
Anfíbolas (cadeia dupla)
Micas e argilas (folhas)
Feldspatos (estrutura tridimensional)
Quartzo (estrutura de SiO2)
A maioria da crosta da Terra é composta de rochas de silicato, onde predomina o quartzo que é um mineral de natureza dura, inerte e insolúvel. Suporta totalmente a vários processos de ação de agentes atmosféricos (intempéries) e é encontrado desde traço até grandes quantidades em várias rochas sedimentares. Ele é o componente principal dos solos, variando de 90 a 95% das frações arenosas e siltosas de um solo. A areia é composta predominantemente de quartzo.
A segunda forma mais comum de areia, típica das regiões tropicais e sub-tropicais, é o carbonato de cálcio, por exemplo aragonite, que foi criado não apenas por rochas de calcário remoídas mas, também, em boa parte, através da decomposição e diversas formas de vida sub-aquática, como corais e moluscos (organismos invertebrados que tem o esqueleto do lado de fora do corpo na forma de uma concha). É, por exemplo, a principal forma de areia aparente em áreas onde os recifes dominaram o ecossistema há milhões de anos, como o Caribe. Esse tipo de areia se misturara naturalmente aos silicatos, tornando a areia mais branca e mais fina em granulação, e formando uma combinação muito rica em composição e em fator de forma.
"Pois tu mesmo disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar." Gênesis 32:12
simples assim…