Pedras com rostos: Museu no Japão é dedicado isso

pedras-com-rostos-pareidolia-1

Ver rostos humanos em objetos inanimados é um fenômeno psicológico muito comum conhecido como pareidolia. É isso que explica também por que muitas vezes enxergamos significados em formas abstratas como quando olhamos para as nuvens.

Há um museu no Japão que se dedica unicamente a reunir pedras com formatos que, em sua maioria, podem ser interpretados como sendo de faces humanas. Geralmente com a presença de orifícios posicionados mais ou menos nos mesmos lugares que os olhos, o nariz e a boca.

Mais de 1700 pedras com rostos no acervo

O museu Chinsekikan (Museu de pedras raras), localizado há duas horas de Tóquio na cidade de Chichibu, conta com um acervo de mais de 1700 pedras com rostos.

Yoshiko Hayama, que aparece na última foto abaixo segurando umas das pedras, é quem cuida de tudo atualmente. Ela era esposa de Shozo Hayama, que faleceu em 2010, mas cuja coleção – reunida em mais de 50 anos – deu origem ao museu.

Veja mais imagens desse acervo bastante peculiar abaixo (a primeira pedra é o Elvis):

pedras-com-rostos-pareidolia-3

pedras-com-rostos-pareidolia-2

pedras-com-rostos-pareidolia-4

pedras-com-rostos-pareidolia-5

pedras-com-rostos-pareidolia-6

pedras-com-rostos-pareidolia-7

pedras-com-rostos-pareidolia-8

pedras-com-rostos-pareidolia-9

pedras-com-rostos-pareidolia-10

Pedra com rostos vira sucesso mundial

Yoshiko Hayama, a mantenedora do museu, passou a vender pedras da coleção para o mundo todo após o sucesso dos itens na internet. Procure informações no blog – que está em japonês, mas pode ser traduzido com a ajuda do Google Tradutor – ou no instagram do museu.

Abaixo, uma foto de Shozo Hayama, primeiro curador, em uma de suas rotineiras procuras por pedras com rostos humanos.

Shozo Hayama - Pedras com rostos

Comments

comments