Você sabia que no Japão, antes de tomar banho, você tem que tomar banho? Esse pode parecer um costume incomum, mas os japoneses têm o hábito de dividir a água da banheira com outras pessoas, seja em casa ou nos banheiros públicos e, por isso, é importante estar bem limpo antes do banho por imersão.
Também é proibido usar sabonetes, óleos e outros produtos que interfiram na qualidade da água para o próximo banhista. Para garantir a água sempre quentinha, eles investem em tecnologia digital para controlar a temperatura da água e dos quartos de banho.
Isso tudo é muito estranho para os brasileiros, mas os orientais também são adeptos do banho coletivo e não se importam com a nudez alheia.
Outra curiosidade sobre o banheiro dos japoneses são as privadas “high tech”, que têm aquecimento de acento, chuveirinho acoplado e até trilha sonora para o momento íntimo.
No Japão, o acento fica em um lugar separado do local do banho para preservar a pureza do ambiente. Os orientais se preocupam bastante com a higiene e estão sempre pensando em novas maneiras de usar o banheiro.
Esse sistema faz com que a privada funcione também como bidê e chuveirinho para deixar as partes intimas limpas depois de usar o banheiro.
Eles são tão higiênicos que você pode ter o seu próprio “levantador de tampa de privada” para lugares públicos.
Por mais estranho que possa parecer, é possível secar roupa dentro de alguns banheiros japoneses.
Em banheiros compartilhados, você praticamente não precisa tocar em nada. O acionamento do sabonete é feito por sensor, assim como a torneira e o secador de mãos.
Os banheiros públicos oferecem opções para número um e número dois. Basta escolher o que deseja e esperar a privada fazer a mágica! E aí, você gostaria de experimentar um banheiro japonês?
Jornalista, estudante de psicologia e otimista de nascença