Sempre que pesquiso sobre os jogos de cartas mais populares do mundo, o resultado é um só: pôquer. É difícil encontrar números oficiais, mas a teoria começa a se comprovar quando reparamos na quantidade de cena memoráveis envolvendo o jogo no cinema. São inúmeros filmes que contêm cenas em que o pôquer é praticamente o protagonista.
Observamos também o boom de sites como o http://www.pokerstars.com/br/, em que é possível disputar partidas online apostando tanto fichas sem valor, quanto dinheiro de verdade. Outro termômetro da enorme popularidade do pôquer é o fato de que, cada vez mais, torneios são transmitidos por canais da TV a cabo. Mas não se engane, para tornar o jogo uma atividade lucrativa é preciso conhecê-lo muito bem.
Há um bom tempo sabe-se que ganhar ou perder no jogo de pôquer está muito além do que uma simples questão de sorte – se fosse assim, não seriam sempre os mesmos nomes a ganhar torneios importantes. Disciplina, atenção, raciocínio lógico e estratégia são apenas algumas das competências que um bom jogador deve dominar.
Voltando ao cinema, bem, claro que quando se trata deste tipo de produção as cenas são romanceadas. O pôquer muitas vezes aparece relacionado ao submundo, ao crime, drogas e bebidas. Porém, personagens que são ótimos jogadores costumam se mostrar extremamente sagazes, inteligentes e até charmosos.
Na vida real o pôquer tem cada vez mais se aproximado de um esporte. Em muitos torneios não é sequer permitido beber à mesa. Os jogadores estabelecem rotinas de treino e leem diversos livros sobre o tema. O estudo é fundamental.
Elegemos abaixo 5 cenas memoráveis do pôquer no cinema. Quais desses filmes você já assistiu?
4) Os Bons Companheiros (1990)
1) Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998)
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Faltou Rouders (Cartas na Mesa) com o Matt Damon, Edward Norton, John Turturro, John Malkovich entre outros. Um filme de poker que já um clássico pra quem gosta do jogo, como eu.