Quando você vê um daqueles grandes aviões cargueiros carregando, feito cegonhas, todo tipo de veículo militar, talvez possa não se lembrar que no princípio era exatamente o contrário: por não serem nada versáteis, as aeronaves precisavam da ajudinha dos bons e confiáveis automóveis e caminhões.
Veja uma série de fotos inusitadas, selecionadas pelo site io9, que mostram desde os primeiros modelos em fotos preto e branco, passando por aviões de guerra renomados, até jatos modernos sendo levados por estradas, em uma viagem pela história desse meio de transporte que marcou o mundo moderno:
SR-71A Blackbird sendo levado ao controle de corrosão – EUA
O avião dos irmãos Wright sendo transportado na Virgínia (EUA), em 1908
Aviões P-47 levados pelas ruas de Carachi, Paquistão, logo depois de serem desembarcados dos navios.
P-47 Thunderbolts em Liverpool, Inglaterra.
Concorde G-BOAA chegando ao museu da aviação na Escócia (2004).
O gigantesco C-130 E chegando a uma base aérea do Arkansas, EUA (2012).
Um pequeno avião do departamento de justiça dos Estados Unidos sendo levado pela rodovia Insterstate 80, em Nova Jersey (2011).
Cargueiro C-130 Hércules sendo levados pelas ruas da cidade de San Antonio, Texas – EUA (2014).
Redator, escreve spam, manual de instrução, propaganda, roteiro de power point e coisas menos divertidas.
Na quarta foto os aviões são P-51 …
São P47 mesmo. As fotos nº 4 e 5 mostram P47 vendidos para a RAF sendo levados até Dover. Pelo formato da rudder thin parecem P47C-05 ou C-08, na designação da RAF são chamados de Thunderbolt Mk. 3.II e Thunderbolt Mk. 3 IV
Errata: Acabei de conferir em uma enciclopédia técnica, os únicos P-47 feitos que tinham aquele "inchaço" embaixo do motor e declive inferior de cauda como os das fotos, eram os P-47D-03 e P-47D-05. Na designação da RAF eram chamados de Thunderbolt Mk. 4 II e Mk. 4 IV.
Nananinanão 😀 . É nítida a barriga nos aviões que corresponde ao radiador ventral que não existe nos P-47. O dorso tão arredondado e a foma do canopy não corresponde ao Thunderbolt também. Veja na foto que mencionei a tampa do trem de pouso do avião mais perto do fotógrafo, se precisar clareie a imagem em algum programa de edição. É um P-51, com certeza. os P-47 estão na terceira e quinta fotos apenas.
Fernando Estanislau Canopies em bolha só foram adotados em Thunderbolts a partir da versão D-25, qualquer produção prévia era no estilo Razorback e coisa parecida aconteceu com os Mustangs, que só tiveram canopies em bolha a partir de alguma variante da versão D, pode procurar fotos dos Mustangs Mk .1 e Mk. 2 ou qualquer versão pré-D, os canopies também são razorback. E o dorso dos P47 pré D-25 era arredondado, muito mais que o dos Mustangs, que só tinham a entrada de ar do radiador.
Fernando Estanislau Adição: Esse comboio é um dos poucos que foram fotografados em toda a guerra. Ele trazia aviões americanos fabricados em um complexo conjunto da Lockheed, Republic e North American. Os navios foram o porta-aviões USS Edisto, que foi vendido para a Marinha Real e rebatizado de HMS Nabob (Classe Bogue) e a corveta de escolta HMS Azalea (Classe Flower). O comboio levou P-38Cs, P-51Ds e P47Ds tipo Razorback. Aqui uma foto do comboio dos aviões ainda no deque no HMS Nabob, com P38s e P51 com canopy em BOLHA
http://img.photobucket.com/albums/v503/swissmustangs/00910460_095.jpg
O comboio ia para o Campo Aéreo de Speke, onde ia servir com o 8º Regimento da USAAF e uma brigada da RAF.
Pedro Cavalcante Oliveira , eu conheço a evolução dos P-47 e P-51. Você reparou na tampa do trem de pouso como eu lhe disse? Olha como é a de um P-51:
http://static.thisdayinaviation.com/wp-content/uploads/tdia//2012/01/500x250xNorth-American-Aviation-P-51B-1-NA-Mustang.jpg.pagespeed.ic.UWX2gQqsU2.jpg
e olha como é a de um P-47:
http://www.368thfightergroup.com/images/396-p47-c2s-hou-la-la_2_.jpg
Aproveite e repare na forma do canopy.
Pedro Cavalcante Oliveira , olha outra foto no mesmo lugar com qualidade melhor:
http://www.flickr.com/photos/brizzlebornandbred/4101817069/
A tampa do trem de pouso de um P-47 não é assim, a do P-51 é.
Isso mesmo, Na foto marcada como "P-47 Thunderbolts em Liverpool, Inglaterra" , os aviões são P-51. Dispenso detalhes sobre a evolução dos mesmos pois possuo alguns bons livros sobre eles.
Isso mesmo, Na foto marcada como "P-47 Thunderbolts em Liverpool, Inglaterra" , os aviões são P-51…..já a foto seguinte com os aviões de lado sobre o caminhão, aí sim são P-47 Thunderbolt. Dispenso detalhes sobre a evolução dos mesmos pois possuo alguns bons livros sobre eles.
Pedro Cavalcante, sugiro que pesquise um pouco mais. Em muitas ocasioes, até navios-tanque foram utilizados para transportar aviões…em Outubro e Novembro de 1943 isto aconteceu e a carga sobre o deck era de P-51 Mustang e P-47 Thunderbolt….e foram desembarcados em Belfast na Irlanda de onde foram levados por terra até o destino. O deck, o descarregamento e o transporte via terrestre foi bem fotografado pela USAAF.