Este belo projeto fotográfico de Daesung Lee retrata a situação na ilha de Ghoramara, que está localizada em uma região Ocidental de Bangladesh. Devido ao aumento dramático do nível do mar, resultante dos efeitos do aquecimento global desde a década de 1960, as margens da ilha estão diminuindo constantemente. Desde 1980, mais de 50% do território desapareceu devido à erosão causada pelo mar. Como resultado, dois terços da população se mudaram para longe da ilha. Muitas das pessoas que ainda vivem em Ghoramara são agricultores e pescadores que dependem dos recursos naturais locais para a subsistência.
De acordo com um funcionário que Lee conheceu, dentro de 25 anos o governo indiano irá desabitar totalmente o lugar e já formulou um plano para evacuar os moradores para outra ilha chamada Sagar. No entanto, este plano de evacuação não garante qualquer apoio financeiro ou compensação para aqueles que terão que mudar suas vidas. Por isso os moradores de Ghoramara começaram a poupar dinheiro, preparando-se para comprar novas terras.
Ao longo da ilha é possível ver o que restou do que antes era uma parte produtiva, plantas destruídas pela erosão servem para ilustrar o passado e alertar sobre o presente e o futuro, afinal, o mar está visivelmente engolindo o seu passado enquanto o seu futuro permanece desconhecido.
O ensaio tenta utilizar este cenário de erosão para criar imagens que falam por si e que retratam a realidade dos habitantes que ainda permanecem na ilha. Colocados sobre pequenos pedaços de terra e árvores destruídas, entendemos e adentramos de certa forma nesta realidade alarmante, que aos poucos se aproxima de um fim trágico.
Fotos do Ensaio de Ghoramara
Mapa de Ghoramara
Compartilhar no FacebookUm programador insistente e curioso, que vive atrás de descobrir coisas novas na internet e, principalmente, fora dela. Viajar é seu sonho e viver é o que espera quando alcançá-lo.
muito triste
muito triste
Imagens que provocam a reflexão diante da situação do lugar e remetem a outras ideias da condição do ser humano.
Em um futuro breve faltará espaço para esse povo, isso só irá complicar mais ainda a situação
Por isso, não acredite quando certos cientistas dizem: "estimamos que o nível do mar subirá 12 cm até o ano 2100". Mentira!! O nível do mar está subindo muito mais rápido do que os cientistas afirmavam.
Como se 12 cm fosse pouco '-'
Tente aumentar 12 centímetros do nível de água de uma piscina olímpica utilizando um balde, daí você verá a quantidade de água que teve que levar.
Imagine isso com o oceano agora!!
kkkkk
Como já era de se esperar quem sofre mais são as pessoas mais humildes, os abastados continuam nos seus palacetes!!! No futuro veremos o apocalipse : Os ricos "devorando" abruptamente os pobres, até que Enfim tudo se consuma em caos!!!
O que está acontecendo em Ghoramara não é pelo aquecimento global. O mar não está subindo (pesquisem a marcação do Capitão Cook). O processo lá se dá por fatores climáticos do local independente do comportamento humano. Aliás, não existe aquecimento global. Se informem e verão que todos foram enganados durante os últimos 20 anos.
Não faz sentido dizer que o processo de aquecimento global existe desde a década de 60, como relatado na matéria, porque os próprios cientistas levantaram a questão a partir de 1984. Existe matéria da Times chamando atenção para um Resfriamento Global em 1976 se não me engano, portanto, isso é balela. Apenas mais um querendo ganhar dinheiro as custas do desespero da população.
Concordo contigo, Guilherme. Há muita safadeza por trás dessas previsões.
a ultima vez agora esse mes ouvi fala em algo em torno de 80 cm, ai pensei, bah o litoral brasileiro já era^^ vamos fazer uma olimpiada no rio e depois abandoná-lo^^
pobre de minha Maceió