Talvez você já tenha visto na internet – ou é um sortudo que pôde presenciar o fenômeno ao vivo – cenas em que as ondas do mar se assemelhem a uma grande sopa de estrelas! O nome disso é bioluminescência e ocorre quando, de forma natural, uma reação química resulta na emissão de luz. Um vaga-lume é o exemplo mais clássico disso.
No mar, em diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil, micro-organismos que constituem o plâncton marinho protagonizam lindas cenas de bioluminescência observáveis a olho nu.
O fenômeno, apesar de parecer surreal para a maioria de nós, não é tão raro assim. Nas Maldivas, por se tratar de um país insular e, por conta disso, repleto de praias – entre outras características naturais propícias -, é possível observar a bioluminescência em inúmeras ocasiões.
A ilha de Vaadhoo é um lugar lugar especial para quem deseja observar o “mar de estrelas” no país. A coletânea de imagens que você encontra abaixo, organizada pelo site When On Earth, é a prova disso. Olha só:
+ Créditos: DazzlingPlaces
+ Créditos: Olly Reed
+ Créditos: slworking2
+ Créditos: Kev Lewis
+ Créditos: Magnetic Lobster
+ Créditos: Tim Melling
+ Créditos: KenKWang
+ Créditos: Kris Williams
+ Créditos: Kris Williams
+ Créditos: Connor Smith
+ Créditos: Wesley & Brandon Rosenblum
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.