CEO de uma companhia de energia solar chamada Solar Impulse, o suíço André Borschberg, quer dar uma volta completa ao mundo usando apenas os painéis de energia solar presentes nesse avião. Ele pretende realizar a empreitada em apenas 20 dias. Será que é possível?
Para a viagem, que está prevista para o começo de 2015, Borschberg terá a companhia do também piloto Bertrand Piccard. O plano é decolar de algum ponto do Oriente Médio e seguir sentido leste. Eles optaram por voar sobre o Hemisfério Norte, onde há mais terra e menos água, possibilitando um eventual pouso de emergência, explicam.
SOBRE O AVIÃO
Com consideráveis 72 metros de envergadura, da ponta de uma asa à outra, o avião que será utilizado por eles lembra bastante um planador. Com peso de apenas 2,5 toneladas, aproximadamente, a aeronave possibilita uma velocidade média de 70 km/h.
São 18 mil células solares instaladas sobre as asas para a captação da luz. Uma bateria de 600 quilos possibilita manter o funcionamento do avião também durante a noite.
AVENTURA + TECNOLOGIA LIMPA
Além da aventura, a ideia de percorrer o mundo em um avião solar tem como objetivo despertar o interesse para o uso de energia limpa nos mais diversos setores da indústria.
Redator, escreve spam, manual de instrução, propaganda, roteiro de power point e coisas menos divertidas.