Artesã brasileira cria impressionantes bonsais de papel

Bonsai rosa sobre a mesa

Sempre tive uma queda especial por bonsais, que é uma técnica milenar oriental para cultivar árvores em miniatura que tem admiradores no mundo inteiro. As árvores demoram anos para se desenvolverem e é preciso muita sabedoria para cultivar em casa (eu já tentei sem sucesso), mas se bem cuidadas, podem viver por muitos anos (tem uns de 1.000 anos!)

Mais fácil de cuidar em casa, mas tão fascinante quanto, encontramos os bonsais em papel do Trabalho da Minha Mãe, que tem esse nome porque é literalmente o trabalho da mãe do criador e administrador da página, Felipe Morimoto.

Sueli Morimoto, a mãe do Felipe, é uma descendente de japoneses que tem seu ateliê em Jundiaí e criou essa arte misturando origami, kirigami (técnica japonesa de cortar papel em forma de objetos ou seres) e ikebana (arte de arranjos florais japonesa), tudo isso formando bonsais que ficam floridos o ano inteiro.

Os trabalhos são quase completamente em papel, exceto pelo vaso, que é um vaso mesmo. E são tão queridos que já estão espalhados por países como Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Noruega, Londres, Japão, EUA, Canadá, África do Sul, Irlanda, China, Kwait, França, Emirados Árabes, entre outros.

E o mais legal: Sueli faz cada trabalho com tanto carinho que “antes de enviar cada bonsai ela faz uma oração para que o local onde ele fique seja repleto de prosperidade, alegria e muitas energias positivas. Seu maior desejo é que a pessoa que o receba seja muito feliz”, segundo Felipe.

Para comprar ou obter mais informações, clique aqui.

Sueli Morimoto segurando um bonsai amarelo
_A artista Sueli Morimoto com seu trabalho.

Bonsai amarelo em cima da mesa com caderno e canetas

Bonsair rosa claro sobre mesa

Bonsai vermelho com luzes do lado

Bonsai azul e guerreiro de terracota

Bonsai verde sobre mesa

Bonsai colorido com chaleira

Pessoa segurando rosas de papel vermelhas

Uma curiosa amadora que acha o mundo encantador.

Comments

comments