Parece fotografia: 16 artistas que criam pinturas e desenhos hiper-realistas

Além do profundo conhecimento técnico, esses artista têm outro ponto em comum: a prática. Ao pesquisar sobre suas obras, percebi que quase todos dizem que obras hiper-realistas não nascem do dia para a noite, são sim resultado de muito suor. Para fazer valer o esforço e empenho dessas pessoas, o melhor que podemos fazer é apreciar seus trabalhos. Veja abaixo a lista artistas que exploram o as pinturas e desenhos hiper-realismo (com um bônus no final):

Desenho hiper-realista: Diego Fazo

Desenhos hiperrealistas (1) Desenhos-hiperrealistas-(2) Veja o que o artista italiano Diego Fazo (22) é capaz de fazer apenas com lápis. O nível de detalhes faz com que pensemos que sua obra não se trata de um desenho, e sim de uma fotografia. Acima, além da figura completa, há três imagens que mostram o artista durante o processo de criação. [via]

Desenho hiper-realista: Emilio Ferrari

Desenhos-hiperrealistas-(3) O artista espanhol Emilio Ferrari é mais um a explorar os limites entre desenho e realidade. Ele geralmente ilustra com base em uma imagem impressa e costuma demorar até duas semanas para finalizar uma obra. Um aspecto interessante é que a Ferrari explora várias ferramentas e cria suas próprias. Ele faz seu próprio carvão para desenho e queima ramos de salgueiro para usar nas peças – entre outras invenções. A figura acima mostra que o rapaz é extremamente talentoso, mas eu destacaria, em sua obra hiper-realista, os poros da pele e os pelos do bigode. [via]

Desenho hiper-realista: Samuel Silva

Desenhos-hiperrealistas-(4) Desenhos-hiperrealistas-(5) Canetas esferográficas são a especialidade de Samuel Silva, artista português. Os dois desenhos acima mostram que ele realmente tem entrosamento com as “BICs”. Desde que começou a desenhar, Samuel vem desenvolvendo sua habilidade com esse tipo de ferramenta. O que podemos dizer é que ele está perto de alcançar seu objetivo: se tornar um verdadeiro mestre das esferográficas. Veja mais trabalhos dele na galeria abaixo:

Desenho hiper-realista: Gary

Desenhos-hiperrealistas-(6) Gary (Reino Unido) conta que obteve a imagem acima após inúmeras tentativas frustradas. Ele acha que existe ainda um longo caminho para percorrer até atingir o nível de realismo que deseja em sua arte. O desenho acima indica que e ele está no caminho certo.

Desenho hiper-realista: Alyssa Monks

Pintura realista - desenho A pintora que capta a atenção do espectador pela tensão de suas obras, que transitam entre o hiper-realismo e a arte abstrata. A atmosfera de Alyssa é úmida e muitas vezes obscura, repleta de autenticidade e sensibilidade. Outras obras da autora podem ser vistas aqui no Somente Coisas Legais, acesse o post: Arte hiper-realista de Alyssa Monks.

Desenho hiper-realista: Paul Shanghai

tumblr_mkcbyejuZs1r13l3bo2_1280[1] O chinês Paul Shanghai é outro que chamou nossa atenção tempos atrás. Fizemos um post sobre a obra do artista aqui: Paul Shanghai faz desenhos incríveis apenas com lápis – acesse, saiba mais e veja outros desenhos.

Desenho hiper-realista: Franco Clun

retratos-realistas-franco-clun037 retratos-realistas-franco-clun08 O artista italiano Franco Clun se especializou em retratos – fez inclusive seu autorretrato (desenho acima). Claro que para obtê-los ele não usa máquinas fotográficas. Seu instrumento de trabalho é o lápis. Veja 32 desenhos hiper-realistas de Franco Clun aqui!

Desenho hiper-realista: Keng Lye

Desenhos-hiperrealistas-(7) Desenhos-hiperrealistas-(8) Extrapolando os limites do papel, o artista japonês Keng Lye explora o hiper-realismo em pinturas 3D. Ele faz sua obra em resina transparente, desenhando camada após camada.

Desenho hiper-realista: Hubert de Lartigue

Desenhos-hiperrealistas-(9) Mais uma tela que poderia se passar facilmente por fotografia. Hubert de Lartigue foi tão bem-sucedido em sua tarefa de criar um quadro hiper-realista, que muitas vezes é preciso mostrar o vídeo acima para provar que de fato se trata de uma pintura. [via]

Desenho hiper-realista: James Mylne

Desenhos-hiperrealistas-(10) Desenhos-hiperrealistas-(11) Recentemente, o britânico James Mylne postou no Facebook uma imagem de diversas canetas esferográficas sem tinta. Quem quer desenhar com perfeição precisa realmente praticar muito. Desenhos hiper-realistas são para poucos. [via]

Desenho hiper-realista: Robert Longo

Desenho realista - explosão Nada de animais ou pessoas, Robert Longo desenha, com riqueza de detalhes, o cogumelo provocado por grandes explosões. O post “Desenhos realistas: explosões” traz mais informações e outras obras do artista.

Desenho hiper-realista: Marta Penter

Este slideshow necessita de JavaScript.

A desenhista brasileira Marta Penter, de Porto Alegre, desde muito cedo ingressou ao universo das artes. Sua linguagem está intimamente ligada ao estilo hiper-realista, como podemos observar em alguns dos seus trabalhos apresentados na galeria abaixo. Veja mais no site da artista.

Desenho hiper-realista: Monica Lee

Monica_Lee_illustration_003[1]
Monica Lee, artista da Malásia, faz desenhos incríveis, abusando do hiper-realismo, apenas com lápis. Veja mais trabalhos dela aqui.

Desenho hiper-realista: Jason de Graaf

Pinturas hiper-realistas de Jason de Graaf 10
O artista canadense esbanja técnica em suas pinturas em acrílico. E ele procura desafios – que supera com enorme desenvoltura – como pintar vidros, cristais, superfícies com reflexo, líquidos, etc. Já falamos sobre sua obra nesta outra postagem.

Desenho hiper-realista: Robin Eley

Robin Eley
O artista Robin Eley brinca com a pintura a óleo, com texturas plásticas e metálicas. Em algumas imagens, fica difícil de acreditar que realmente não são fotografias. Mais obras impressionantes dele aqui.

Pintura hiper-realista: Micheal Sydney Moore

pintura hiper-realista
Micheal Sydney Moore é um artista especializado em pintura a óleo de 23 anos de idade. Residente de Londres, Micheal é adepto da arte hiper-realista. Ele dá tanto valor aos detalhes em suas obras, que consegue pintar apenas 8 ou 10 quadros por ano. Veja mais obras do artista em seu site.

BÔNUS | Escultura hiper-realista: Bruno Walpoth

escultura de madeira 15
Fugindo de desenhos e pinturas, mas ainda no campo da arte hiper-realista, temos as esculturas em madeira do artista italiano Bruno Walpoth. Veja mais obras dele no post: Esculturas de madeira hiper-realistas

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

47 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *