Projeto Meu Vagalume – A nova rede social musical brasileira, no estilo Last.fm e Groveshark

Checando os e-mails nesta tarde nos deparamos com uma indicação de uma nova rede social voltada para música criada pelo site vagalume.com.br – famosa biblioteca de letras. Como somos amantes de redes sociais, música e, acima de tudo, de coisas legais, resolvemos experimentar para ver exatamente do que se tratava: nos cadastramos!

O projeto “Meu Vagalume“, como é denominado, é uma espécie de player que segue os moldes de outras grandes redes internacionais de música como o Last.fm e o Grooveshark, e tem total conectividade com o Twitter. A semelhança com outras plataformas não é algo ruim, pelo contrário, era tudo que precisávamos no Brasil, já que as grandes redes sociais musicais de fora não contam com grande variedade de músicas brasileiras de qualidade. Além disso, o novo site é gratuito, o que dá vantagem sobre alguns serviços pagos como o Last.fm. E foi por aí que começamos a fuçar no “Meu Vagalume”, procurando artistas e músicas que não encontraríamos em outros lugares e, para nossa surpresa, todas elas estavão lá. Desde Candeia (sambista brasileiro) até Belle & Sebastian (conjunto internacional).

A busca no sistema pode ser realizada pelo Nome do Artista, Nome da Música ou Trecho da Música. O último filtro é muito interessante e serve para você encontrar músicas que ouviu por aí, mas não sabe exatamente quem canta ou o nome da composição. Na nossa opinião, poderia ser incluída a busca e classificação de resultados por Álbuns. Assim seria possível favoritar todas as faixas dos seus discos favoritos sem precisar selecionar música por música.

No site existe a opção de criar várias playlists, isso ajuda muito para organizar os sons de sua preferência em diversos estilos. Com isso, não é preciso ouvir todas as músicas salvas de uma única vez, mas apenas a lista que mais convier no momento.

Visualmente o “Meu Vagalume” é bem resolvido. Apresenta interface bonita, fácil e bastante intuitiva. Utiliza-se de um fundo no estilo iPad, transmitindo uma sensação de modernidade e facilidade. Dá também para encontrar amigos buscando pelo endereço de e-mail e nome. Outra ferramenta permite visualizar usuários que possuem afinidade musical com você, interessante funcionalidade que fez sucesso no Last.fm e incentiva novos contatos.

Depois de 1 hora de utilização do site, ainda não cansamos e, com certeza, vamos continuar utilizando. As impressões sobre o sistema podem ser enviadas pelos links contidos no “Meu Vagalume“, a nossas são bastante positivas. Se você quer conferir o site, não perca tempo, acesse http://vagalume.com.br/my/ e comece a utilizá-lo! Caso queira ouvir nossa playlist (Ainda em construção) acesse http://vagalu.me/somentecoisasle .

Um programador insistente e curioso, que vive atrás de descobrir coisas novas na internet e, principalmente, fora dela. Viajar é seu sonho e viver é o que espera quando alcançá-lo.

Comments

comments

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *