Essa invenção permite reutilizar até 80% da água do banho!

Você sabia que, ao utilizar chuveiro a gás, cerca de 15 litros de água vão direto para o ralo antes mesmo da água esquentar? E que existem várias dicas e produtos no mercado capazes de economizar água mesmo se o seu chuveiro for elétrico?

Não estamos falando apenas de diminuir o tempo do banho ou sobre desligar o chuveiro enquanto o corpo é ensaboado, mas de tecnologia aliada à sustentabilidade.

aguawell_exploded_rendering_0[1]

Solução criativa para economizar água

Pensando em evitar o desperdício na hora do banho, a empresa brasileira Lakefarm criou o Aguawell, um sistema que coleta até 80% da água do chuveiro para ser reutilizada na lavagem de quintais, carros, na descarga e outras utilidades.

No caso dos chuveiros a gás, a água coletada enquanto o chuveiro esquenta pode ser utilizada até na lavagem de louça e roupas. Para se ter uma ideia, o coletor tem capacidade para armazenar até 12 litros de água, suporta até 120 quilos e não precisa de instalação.

aguawell2

O Aguawell foi desenvolvido em plástico para oferecer praticidade no uso diário. O produto consiste em uma base sólida e antiderrapante, que é colocada sobre o chão do banheiro para captar a água que cai do chuveiro.

Todo o processo para a utilização do coletor é bem simples, depois do banho basta abrir a tampa e utilizar os 12 litros de água captados como desejar, por exemplo, para acionar a descarga até duas vezes.

Financie essa ideia

O Aguawell ainda não é fabricado em escala industrial, mas já é possível obter o coletor através da colaborações de, no mínimo, 200 reais pelo sistema de financiamento coletivo. O objetivo é lançar do produto no mercado. A recompensa para os investidores são protótipos elaborados pelas mãos de especialistas.

kickante_cover

Outra forma bastante interessante de ajudar essa ideia, é fazendo doações, pois ela será revertida em protótipos para ONGs parcerias da empresa, que irão distribuir o produto para a população de baixa renda do país.

Com a crise hídrica afetando o Brasil – e o mundo -, já passou da hora de pensarmos em soluções para evitar o mau uso dos recursos naturais tão escassos. Segundo dados do estudo “Perdas de água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica”, apenas em 2013 o Brasil desperdiçou cerca de 18 milhões de caixas de água com a capacidade de 1000 litros.

Seja consciente, apoie boas ideias e garanta um futuro melhor para as próximas gerações.

Jornalista, estudante de psicologia e otimista de nascença

Comments

comments

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *