Você está a um passo de aprender definitivamente a afiar facas

Se você não toma os devidos cuidados, é bem provável que todas as facas da sua casa estejam cegas. Comigo acontece isso e, depois de estudar o assunto, percebi que tudo o que eu sabia sobre como afiar facas estava, em alguma medida, errado. Claro que eu sabia que raspar a lâmina na pia não era o modo mais correto, mas quando usava uma pedra de amolar, apesar de não conseguir um bom resultado, achava que a culpa era da qualidade da faca, e não da minha falta de habilidade.

Chega de fazer errado. Ricardo Vilar, fabricante de facas artesanais e um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros, explica como afiar facas corretamente em detalhes no vídeo que está no final dessa publicação.

O tutorial está dividido nas 11 partes descritas abaixo. Assista ao material completo ou vá direto ao tópico de seu interesse. Depois de aprender como amolar facas, você vai perceber que fatiar alimentos é até prazeroso.

Como afiar facas corretamente

COMO SABER SE A FACA PRECISA DE AFIAÇÃO (01:10).
Ricardo Vilar explica que, ao olharmos diretamente pro fio da faca, não devemos enxergar reflexo de luz. Isso porque numa faca bem afiada não há superfície suficiente pra que haja brilho. Você também pode testar o corte passando cuidadosamente a faca pela unha. Uma faca bem amolada não escorrega, ela “gruda” na unha.

O QUE DEIXA UMA FACA CEGA (02:19).
Em acampamento, coisas como usar a fava para cavar ou cortar algo sobre superfícies mais duras que o aço costumam acabar com o corte. Em casa, usar a faca sem uma tábua de madeira por baixo também desgasta o fio.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO AFIAR UMA FACA (03:40).
Não há muita regra. O tipo de uso interfere muito na frequência de afiação.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE DUREZA DA FACA E AFIAÇÃO (04:12).
Facas mais duras são mais difíceis de afiar – até porque a afiação nada mais é que uma abrasão, e facas duras são mais resistentes a isso.

QUE FERRAMENTA USAR PARA AFIAR UMA FACA (05:05).
Ricardo explica os tipos de materiais que podem ser usados para afiar uma faca. Desde pedras profissionais, diamantadas, até pedras simples e baratas – ele também comenta o uso de lixas. No fim, a demonstração é feita com uma pedra de R$4 e o resultado é totalmente satisfatório.

TRUQUES DO CUTELEIRO (07:22).
A pedra pode ser mergulhada em vaselina líquida, derretida em banho-maria. Isso evita que o pó resultante do processo de afiação preencha os poros da pedra e prejudique o uso.

QUAL O MELHOR ÂNGULO DE AFIAÇÃO (08:45).
Mantenha um ângulo fixo. Ricardo sugere apoiar a faca na pedra e levantar a parte de trás até chegar à distância de um dedo.

COMO AFIAR FACAS EM CASA (10:05).
Com leve pressão, passe toda a lâmina pela pedra, na direção contrária ao fio, sempre mantendo o ângulo. Faça isso dos dois lados da faca. Depois disso, use uma tira de couro – um cinto, por exemplo – pra arrematar a afiação.

COMO AFIAR FACAS EM CAMPO (14:40).
Ele usa uma pedra pequena pra amolar facas em um processo inverso: a faca fica numa posição fixa enquanto a pedra é friccionada no fio. Para finalizar, se não houver uma tira de couro, use um pedaço de madeira lisa.

O QUE NÃO FAZER (19:06).
Ricardo mostra um modo comum, mas totalmente errado de afiar facas – movimentando a lâmina sobre a pedra num vaivém, como se estivesse passando manteiga no pão.

CONCLUSÃO, OVER AFIAÇÃO (20:14).
Nem sempre uma faca extremamente afiada é a melhor opção, depende muito do uso que você vai dar a ela. A lâmina muito fina pode ser mais frágil e se desgastar mais facilmente que um fio mais grosso.

Vídeo: Como afiar facas corretamente

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *