Sempre tive uma queda especial por bonsais, que é uma técnica milenar oriental para cultivar árvores em miniatura que tem admiradores no mundo inteiro. As árvores demoram anos para se desenvolverem e é preciso muita sabedoria para cultivar em casa (eu já tentei sem sucesso), mas se bem cuidadas, podem viver por muitos anos (tem uns de 1.000 anos!)
Mais fácil de cuidar em casa, mas tão fascinante quanto, encontramos os bonsais em papel do Trabalho da Minha Mãe, que tem esse nome porque é literalmente o trabalho da mãe do criador e administrador da página, Felipe Morimoto.
Sueli Morimoto, a mãe do Felipe, é uma descendente de japoneses que tem seu ateliê em Jundiaí e criou essa arte misturando origami, kirigami (técnica japonesa de cortar papel em forma de objetos ou seres) e ikebana (arte de arranjos florais japonesa), tudo isso formando bonsais que ficam floridos o ano inteiro.
Os trabalhos são quase completamente em papel, exceto pelo vaso, que é um vaso mesmo. E são tão queridos que já estão espalhados por países como Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Noruega, Londres, Japão, EUA, Canadá, África do Sul, Irlanda, China, Kwait, França, Emirados Árabes, entre outros.
E o mais legal: Sueli faz cada trabalho com tanto carinho que “antes de enviar cada bonsai ela faz uma oração para que o local onde ele fique seja repleto de prosperidade, alegria e muitas energias positivas. Seu maior desejo é que a pessoa que o receba seja muito feliz”, segundo Felipe.
Para comprar ou obter mais informações, clique aqui.
_A artista Sueli Morimoto com seu trabalho.
Compartilhar no Facebook
Uma curiosa amadora que acha o mundo encantador.