Imagine o trabalho que dá gerenciar uma galeria de arte. Criar uma agenda com os artistas, preocupar-se em apresentar obras tanto de nomes consagrados como de iniciantes, divulgar para o público, realizar eventos especiais, calcular o valor ou a gratuidade da entrada, etc. A coisa não parece tão simples, né?
Na contramão disso tudo, na Vila Madalena, em São Paulo, a rua Rua Gonçalo Afonso – conhecida pelo codinome Beco do Batman – dá uma lição de auto gestão em exposições artísticas. Por lá, grafiteiros expõe seus trabalhos em praticamente todos os muros da viela, num processo de renovação contínua, sem que haja uma organização formal.
Os artistas seguem um código de conduta informal. Funciona mais ou menos assim: se um desenho está apagado ou deteriorado, o grafiteiro interessado em ocupar o espaço fala com o autor do trabalho anterior, que pode escolher entre voltar a pintar ali ou ceder o muro ao colega. Tem dado muito certo e o Beco do Batman ganha cada vez mais fama. As paredes do lugar – e também das adjacências – não ficam sem grafite. Além disso, é muito mais fácil encontrar visitantes passeando a pé pela viela, que carros trafegando.
A ORIGEM DO BECO DO BATMAN
Reza a lenda que, em determinada manhã da década de 1980, apareceu o desenho de um Batman numa das paredes do beco. A partir daí, diversos artistas e estudantes passaram a grafitar os muros do lugar. Como o homem-morcego foi o pioneiro, nada mais natural que apelidar aquele encontro de vielas como Beco do Batman.
UM PASSEIO VIRTUAL PELO BECO DO BATMAN
Há inúmeros motivos para você visitar o Beco do Batman pessoalmente, mas se isso não é possível no momento, faça um “passeio virtual” de 3 maneiras diferentes:
1. Beco do Batman em vídeo
Comece a conhecer o Beco do Batman no vídeo abaixo, produzido por Paulo Taman, idealizador da websérie Sampa Graffiti. “A ideia é que as pessoas percebam o lugar sem nenhuma interferência. Portanto, é um vídeo sem música, apenas com som ambiente”, Explica Paulo.
2. Beco do Batman em fotos
Em setembro estive por lá para tirar algumas fotos. Aliás, é bem comum que fotógrafos profissionais e amadores (que é o meu caso) passem por lá para captar as cores do grafite e para treinar suas habilidades. Saca só:
SOMENTE FOTOS MANEIRAS:
+ Aproveite e siga o Somente Coisas Legais no Instagram
+ Foto: instagram.com/bravodiego
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
+ Foto: Somente Coisas Legais
03. Beco do Batman no Google Street View
Aquele carrinho do Google passou pelo Beco do Batman. Então, rola dar um passeio pelas vielas usando o mouse. Navegue abaixo:
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.