Em março de 2016 aconteceu a 8ª edição do Recifusion, festival internacional de grafite que toma as ruas do Recife com exposições, painéis de grafite, oficinas, palestras, debates, seminários e intervenções pela cidade. Neste ano, o evento apresentou o tema “Do caos à lata”, em comemoração ao aniversário de 50 anos de Chico Science – um dos capitaneadores do Manguebeat, movimento de contracultura que aflorou na década de 1990 na capital pernambucana.
Outro homenageado pelo Recifusion foi Alex Vallauri, grande referência da cultura do grafite no Brasil. Com a morte de Vallauri em 26 de março de 1987, seus amigos grafite, no dia seguinte, o túnel da Avenida Paulista em sua memória. O fato repercutiu entre os artistas de outros estados e acabou por instituir o dia 27 de março – último dia de evento – como data oficial de homenagem ao grafite no Brasil.
Dezenas de artistas brasileiros e uruguaios deixaram suas marcas nos muros recifenses transformando a cidade em uma verdadeira galeria de exposição para o grafite – a céu aberto, como essa vertente costuma se manifestar. Veja abaixo alguns dos trabalhos realizados durante o Recifusion 2016:
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.