Estas imagens, tiradas há mais de 150 anos, são registros únicos de uma das épocas mais cruéis da sociedade brasileira. Quando estudamos sobre a escravidão no Brasil, temos acesso a ilustrações, encenações e, é claro, descrições do período na literatura. Desta vez, poderemos observar imagens que mostram realmente pessoas da época que eram submetidas à escravidão.
Quando nos deparamos com o post do blog História Ilustrada e nos surpreendemos com a qualidade das imagens, decidimos também mostrar aqui esse conteúdo tão importante – e lamentável – da história brasileira.
O que tornou possível tamanha riqueza de imagens de época, segundo o site, foi o interesse do Imperador Pedro II pela fotografia, o que tornou o Brasil um dos países em que primeiro se desenvolveu esta prática.
Todas as fotos são do período entre 1860 e 1885 e têm como fonte o Acervo Instituto Moreira Salles, de onde ainda pretendemos escrever alguns posts sobre outros assuntos históricos. 🙂
Veja no vídeo uma compilação de várias imagens tiradas do Acervo Instituto Moreira Salles.
Compartilhar no FacebookUm programador insistente e curioso, que vive atrás de descobrir coisas novas na internet e, principalmente, fora dela. Viajar é seu sonho e viver é o que espera quando alcançá-lo.
A criança branca carregada por uma escava, só pode ser Antônio Carlos Magalhães.
Lindissima a foto de número quatro !
Infelizmente ainda existe isso por aqui!
não de uma forma descarada mas nos bastidores!
hoje é conhecido como se fosse uma "guerra fria" por debaixo dos panos!
Tenho a coleção inteira saiu pela folha de São Paulo.
ESTRANHO!!! NÃO MUDOU NADA DE ANTIGAMENTE PARA OS DIAS DE HOJE!!! OS NEGROS CONTINUAM SENDO EXPLORADOS…. O TEMPO PASSOU SIM…. MAS A HISTÓRIA É A MESMA ATE HOJE!
eh muito loko pensar q tdos já estão mortos…kk mas as fotos estão em ótimo estado…muito bom
é foda pensar que já existiu uma merda dessa
Os tempos mudaram mesmo. As oportunidades são as mesmas para quem estuda, se prepara e busca uma vida melhor, independente da cor. O fato é que é mais fácil culpar o governo ou a sociedade em geral pela incapacidade/preguiça/conformismo! Sou negro e nunca me senti menos que qualquer outra pessoa tanto no âmbito social quanto no profissional.
Quando olho essas fotos sinto uma enorme tristeza ao imaginar vida dessas pessoas, a expressão de seus rosto me comovem…elas são testemunhas de uma época marcada pela falta de compaixão e respeito.
Samuel Honorato Rocha . Custo a acreditar que você escreveu essa bobagem. As condições para estudar e se preparar para enfrentar um mundo tão competitivo obviamente não é a mesma na média entre os brancos e os negros. Se as suas condições foram melhores ou se você venceu as dificuldades, parabéns, mas não se esqueça nunca que a desigualdade que existe entre negros e brancos é histórica e não fruto da preguiça ou indolência dos negros.
Luciano de Carvalho Escrevi essas "bobagens" com propriedade! A tal desigualdade não é uma questão histórica, ela está dentro de cada um de nos, de acordo com nossas expectativas e projeções. É fato que houve sim a escravidão! Mas é errado usar o passado para justificar o que está acontecendo hoje – falo dessa decadência cultural e social a qual somos submetidos e aceitamos calados, e desinteresse politico dos mais jovens. Falo do "lixo midiático" que somos obrigados a engolir e que está por toda parte.. dos esteriótipos que desde crianças aprendemos que devemos seguir.
Capacidade todos temos. Uns se contentam (e são felizes) com o pouco que tem, outros, tem muito e querem mais! Estudar e se preparar: você pode fazer na sua casa, no seu quarto, com seus livros, internet e sua autodidática. Infelizmente a garotada está mais interessada em outras atividades, sejam elas bancas, pretas, ricas ou pobres. Você tem meu respeito.
Abraço!
Dizem que "os olhos são o espelho da alma" ,se é verdade eu não sei, só sei que em todas as fotos e no vídeo que vi duas coisas calaram minha alma; o semblante carregado e a infelicidade.
Ver isso causa um desconforto….
Samuel Honorato Rocha Meu querido, as possibilidades, desde quando existem, não faz muito tempo! E não era só para negros não! Era para qualquer pobre mesmo! Então agora é que está se conseguindo emergir "um povo" brasileiro, cuja herança histórica, é a desgraça! ACORDA RAPAZ! Até pouco tempo, a realidade era bem diferente! Tanto para negros, quanto para pobres, para negros pobres então, nem se fala. E apesar de hoje em dia inda o negro ter o seu espaço, e estar conquistando bastante espaço, há muito o que reparar, consertar, provover, dissipar, reconhecer, proteger etc.
isso tudo teve apoio da igreja catolica quem não sabe pesquise a fundo que iram saber da verdade
sempre me perguntei se alguém tinha tirado alguma foto dessa época……..triste ,muito triste…………mas somos todos ,com orgulho , descendentes de pessoas que viveram nessas condições.
Samuel Honorato Rocha, acho que você não vive a realidade de muitos negros e pobres. A desigualdade é muito clara. Entra num shopping e observa quem são os seguranças, faxineiros, empregadas domésticas no geral? Veja na sua faculdade quantos negros estudam lá. Faça uma análise mais concreta do assunto. Você está equivocado.
Triste demais..
quando estudava todos os anos via sobre a escravidão e achava que o escravo era uma pessoa de muita má sorte não importava a cor da pele poderia ser branco, pardo ,indio, só que agora percebo que eram todos negros e me pergunto por que?
Um fato que muitos tb não comentam ou que não sabem.é que muitos africanos eram mandados como escravos da africa pelos próprios reis de tribos quando venciam uma batalha contra outra tribos,ou eram mandados como escravos aqueles que se rebelavam.
Nós afros brasileiros ainda somos explorados sim,
Sempre nos deixam no final das filas, da educação, do emprego, e etc. E isso não irá mudar pelas mãos daqueles que nos governam porque eles não querem que mude por isso a cada vitória de um preto mil comemoram.