O copo americano talvez seja o mais tradicional copo usado por todo o Brasil. Uma pesquisa recente da fabricante revelou que ele é considerado o “copo oficial” dos brasileiros. Nós o usamos para tomar água, cerveja, café, ou ainda como medida para as mais diversas receitas – de bolo a arroz.
Apesar de toda essa fama, o uso corriqueiro faz com que a história do copo passe despercebida. Muita gente, aliás, nem sabe que…
– Crédito: Marcelo Braga
01. O Copo Americano é, na verdade, bem brasileiro.
02. Tanto que é reconhecido como uma das principais peças do design brasileiro, tendo sido exposto até no Museu da Arte Moderna (MoMa) de Nova York. Ele está a venda também na Muji, loja conceitual japonesa.
03. Reza a lenda que o nome do produto deve-se ao fato de que anteriormente só nos EUA eram produzidos copos de vidro do tipo.
04. Porém, isso é um equívoco. Os copos de mesa têm muito mais de União Soviética – onde tiveram origem (um exemplo clássico está na imagem acima) -, do que de Estados Unidos. Os copos soviéticos da época se assemelham bastante com o nosso copo americano.
05. Na URSS, os copos do tipo surgiram em 1943.
06. O copo brasileiro foi criado em 1947 pela empresa nacional Nadir Figueiredo, quando era fabricado manualmente num ritmo de 2 copos por minuto.
07. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o copo americano também é conhecido como copo lagoinha.
08. Hoje, existe uma linha de produção exclusiva para o copo. Segundo o site da Nadir, isso mostra a importância que o produto tem para eles.
09. De acordo com o Guia dos Curiosos, “em 1999, o multiuso foi eleito ‘O Melhor Copo para Cerveja'”. Se é verdade ou não, é fácil constatar que o copo é um dos mais usados em bares por todo o país.
10. A utilização para o consumo de bebida alcoólica é outra semelhança com o copo da URSS, que era o favorito entre os apreciadores de vodca. O site Gazeta Russa conta que:
“O governo de Nikita Khruschov, entre 1953 e 1964, proibiu a venda de vodca na torneira e em pequenos recipientes. A lei, na tentativa de controlar o alcoolismo, deixava, assim, apenas garrafas de 500 ml nas prateleiras.
O resultado da iniciativa foi uma nova tradição entre os beberrões da época: se juntar em trios e matar uma garrafa em copos de vidro – três desses copos cheios até a boca equivaliam justamente ao meio litro da garrafa.”
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Servir cerveja nesse copinho ordinário é uma heresia.
a cerveja nesses copos se mantem mais gelada e você consegue consumi-la quase que homogeneamente
não importa quem disse
sim se se intui realidade
mas verdade não existe
então temos liberdade ✌❤
Que copo Stanley que nada!
O melhor copo para se tomar cerveja são esses aí!