A época conhecida como Corrida Espacial, uma disputa entre EUA e União Soviética para ver qual das duas potências ganharia primeiro o espaço, era tanto uma questão tecnológica quanto simbólica. De nada adiantaria lançar um homem ao espaço se o mundo não ficasse sabendo ou se a população do país não entrasse em êxtase com o acontecimento.
Entre todas as táticas usadas por norte-americanos e soviéticos para alimentar o imaginário popular a respeito da conquista do espaço, uma delas se tornou o foco de uma série fotográfica produzida pelo russo Ivan Mikhailov. Ele registrou antigos playgrounds em seu país que possuem formato de foguete! Esse brinquedos são praticamente ruínas do tempo em que a Rússia fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Imagine quantas crianças não se divertiram nesses brinquedos sonhando em um dia se tornarem cosmonautas, Mikhailov é um deles. “Havia um escorregador em forma de foguete perto da minha casa. Costumava ficar empoleirado nele à noite, olhando para as estrelas, pensando em planetas distantes e aventuras espaciais” – conta o fotógrafo.
Quando saiu em busca de playgrounds espaciais na sua vizinhança, para produzir as fotografias, ele estava também resgatando suas próprias memórias. O trabalho de Mikhailov, mesmo para quem não viveu realidades totalmente distintas, desperta um sentimento de nostalgia. Olha só:
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Muito bacana o site Somente Coisas Legais,…
O site já diz "só coisas legais"
O site já diz "só coisas legais"