Quem usa a internet há um tempo já sabe – ou pelo menos deveria saber – que devemos desconfiar de tudo o que vemos viralizar por aí. Desde antes das redes sociais, os boatos já se espalhavam por e-mail, mas agora em época de Facebook, parece não haver um dia em que nossas timelines fiquem livres de mentiras.
Entre crimes políticos, façanhas sobrenaturais e textos falsos do Jabor (como se alguns dos verdadeiros já não fossem suficientemente lamentáveis), vira e mexe aparecem lugares incríveis mas que, quando analisados atentamente, fazem a gente ficar com a pulga atrás da orelha.
O que mais me intriga nisso tudo é que, geralmente, esses lugares são incríveis sim. Todos os efeitos e falcatruas adicionadas no Photoshop são dispensáveis. Veja:
01. Ilha em formato de lua e estrela
A lua crescente realmente existe! Trata-se da ilha de Molokini, no Havaí, que é uma cratera vulcânica parcialmente submersa. No entanto, a estrela foi adicionada digitalmente. Veja como o local é realmente na imagem abaixo:
02. O hotel que os norte-coreanos nunca irão terminar
Esse hotel realmente existe! Ele começou a ser construído em 1987 e teve as obras interrompidas em 1992. A partir daí, começaram as brincadeiras e as previsões de que o prédio nunca seria concluído. Bem, talvez o hotel Ryugyong nunca seja inaugurado, mas a visão atual dele é a seguinte (ah, e não fica numa montanha, e sim em Pyongyang, capital da Coreia do Norte):
A cidade italiana de Veneza pode ter seus tão famosos canais congelados sim, mas nada que se pareça com a impressionante imagem acima. Há locais no planeta em que o gelo tem esse visual, mas em Veneza não. Veja como o frio intenso age sobre o lugar na foto abaixo, de 2012:
04. O templo perdido de Lisístrata
Lisístrata é o nome de uma comédia antiguerra escrita por Aristófanes em 411 a.C. [via Wikipédia]. Na narrativa, Lisístrata lidera mulheres gregas em uma greve de sexo que só pararia quando os homens deixassem de guerrear. Não faz sentido que haja um templo dessa magnitude para a personagem! E a bem da verdade é que basta bater os olhos na imagem acima para perceber que se trata de uma montagem, né? O designer que produziu isso juntou o interior do Pantheon, em Roma, com a caverna de Benagil, que fica em Portugal:
05. O castelo sobre a rocha em Dublin, Irlanda
Boa parte dos hoax – como são chamados os boatos que se disseminam na internet – tem origem no site Worth1000. Sempre que você vir essa assinatura na imagem, tenha a seguinte certeza: trata-se de manipulação de imagem, já que esse é o objetivo das competições organizadas pela página! Acima, mais uma vez, vemos a junção de dois locais verdadeiros, resultando em uma construção fantasiosa. A rocha fica na Tailândia e o castelo em Baden-Wurttemberg, Alemanha:
06. Mosteiro de Taktsang no Butão
Existe o mosteiro de Taktsang, no Butão, mas não tem nada a ver com isso. A rocha, por incrível que pareça, também existe – claro que sem as esculturas cravadas nela! Esse incrível lugar, que fica na China, inspirou as paisagens do filme Avatar.
Alguém não ficou contente com o verde das árvores que acompanham o belo rio Shotover, que fica na Nova Zelândia, e resolveu mudar a cor da floresta toda com um efeitinho meia boca de Photoshop. Mais um lugar que vale visitar:
08. Ilha em formato de coração no Pacífico
Bonitinha essa ilha. Pena que é fake, ainda bem que existe essa outra, da imagem abaixo. É a ilha de Tavarua, que fica em Fiji – país insular da Oceania.
09. O trem submerso da Dinamarca (às vezes de Veneza)
Uma das características dos boatos é que eles vão ganhando versões ao longo do tempo. Sobre esse túnel transparente submerso, já foi dito que fica na Dinamarca, já foi dito que é de Veneza, mas a verdade é que ele não existe. O que temos aí é a mistura entre um aquário – como o Georgia Aquarium (Atlanta, EUA) mostrado na imagem abaixo – com um antigo trem de Copenhague, agora sim na Dinamarca.
10. A Cabeça do Inca de Machu Picchu
Ninguém discorda que Machu Picchu existe e é realmente incrível, mas nós já falamos a verdade sobre essa imagem aqui.
• • •
Fontes [WOE | Roomorama] Compartilhar no Facebook
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Na foto do rio Shotover pode ter sido usado um filtro ultravioleta ou infravermelho… Não sei especificar…
Parece muito que quem fez isso mexeu na matiz do verde no Photoshop. Olha como em outros pontos que seriam verdes, como o encontro da água com a pedra e a floresta lá ao fundo, estão roxos!
Diego Bravo Estive olhando algumas fotos em infravermelho e realmente parece que foi photoshop, o aspecto das folhas não é tão rosa com filtro na lente da câmera. E nas fotos que ví a água tendia para tons de roxo.
Diego Bravo Sem contar o fato de que devido a uma seleção de cores mal feita tem uma porção de folhas verdes escuras nas árvores ao fundo. Realmente você estava certo! 😉
Nossa, tô vendo algumas aqui também com filtro infravermelho. As imagens ficam surreais! Muito boas. Obrigado pela dica.
Diego Bravo 😉
A foto "real" do hotel Ryugyong também parece fake. Tentei ver pelo Google Earth e não achei nenhuma foto com ele tão bem acabado.
Legal poucos sites como esse divulgaram a verdade e não os falsos boatos para ganharem audiência.
…
O castelo sobre a rocha em Dublin …. miniatura do Ninho da Águia.
os cinco picos antigos existem hasjuasjuasjuasjusjas
O da floresta foi um efeitinho meia boca msm kkkkkkkkkkkkkk
É que as fotos de lá costumam ser bem desatualizadas. Vai ver deram uma melhorada nele de uns dois anos para cá. 😉
Sávio Cross Tem razão Sávio, pode ser isso mesmo. Mas a foto me dá impressão de photoshopada.
não sou fotografa tão pouco especialista nisso mas os lugares reais são lindos.
Mosteiro de Taktsang no "Butão"
Ironia inteligente esse exemplobdo Jabor… Parabéns, ainda existe vida inteligente nesse lugar! Hehehe
Outra coisa fake é a tal Nutelleria em Frankfurt. Como boa chocólatra, fui até o local da foto e me surpreendi ao dar de cara com uma loja da Swarovski. Perguntei no local, se algum dia aquilo teria sido uma loja de Nutella e a mulher riu muito da trouxa aqui, que caiu na pegadinha da Internet, rsrsrsrsrs.
Ganham audiência divulgando a verdade! Polêmica
Ganham audiência divulgando a verdade! Polêmica