A ideia é tão inusitada quando cativante. Imagine se a Terra possuísse anéis semelhantes aos de Saturno. Além de provocar uma drástica mudança nos céus de praticamente todo os planeta, isso teria forte influência na cultura – assim como o sol e a lua.
O ilustrador e apaixonado pelo espaço sideral Ron Miller não só imaginou a Terra com anéis, como também criou as imagens que ilustram este texto.
Do que são feitos os aneis de Saturno
Recorrendo à Wikipédia, podemos descobrir que os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeiras e material rochoso, por vezes comparados a uma pista de patinagem. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilómetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura.
A origem dos anéis é desconhecida. A primeira teoria concluiu que sua formação ocorreu junto com a dos planetas, há cerca de 4 bilhões de anos, mas estudos recentes apontam que sejam mais novos, tendo apenas algumas centenas de milhões de anos.
Uma outra teoria sugere que um cometa tenha se desintegrado devido a forças de maré quando passava perto de Saturno. Uma outra possibilidade é o choque de um cometa com uma lua de Saturno que, ao desintegrar-se, teria formado a misteriosa estrutura.
Imagens mostram paisagens terrestres com anéis
Aplicando à Terra as proporções que os anéis têm em relação a Saturno, fica relativamente fácil imaginar como eles seriam vistos em diferentes lugares do mundo. Da linha do equador, os anéis estariam passando diretamente acima. Desse modo, tudo o que poderíamos ver seria uma imensa linha brilhante cortando o céu de um horizonte ao outro.
Veja na imagem abaixo como seria a visão dos anéis terrestres a partir de Quito, no Equador:
Se viajássemos até o norte da Guatemala, os anéis começariam a se espalhar pelo céu. Uma curiosidade interessante é que a luz do sol refletida sobre os anéis poderia tornar mais claro o lado escuro da lua. Veja na imagem abaixo:
Movendo-se para algum lugar na Polinésia, no Trópico de Capricórnio (a 23° de latitude sul), uma visão panorâmica dos anéis despontaria no horizonte. No centro do arco veríamos uma forma oval provocada pela sombra da própria Terra. A sombra avançaria conforme o decorrer das horas, transformando o fenômeno em um verdadeiro relógio.
– Polinésia
De Washington, (a 38 ° de latitude), a visão seria inspiradora com os anéis dominando o céu de dia e de noite.
Por fim, no Círculo Polar Ártico, os anéis mal se sobressairiam ao horizonte. Vistos de Nome, no Alasca, os anéis brilhantes iluminariam a paisagem com intensidade pouco maior que a de uma lua cheia. Ao contrário do sol ou da lua, no entanto, os anéis nem nascem nem se põe, eles estariam permanentemente visíveis, dia e noite, sempre exatamente no mesmo lugar.
– Durante os equinócios, a sombra da Terra interromperia parte dos anéis
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Que intensa esta fotografia!
mas se existisse anéis a terra nao teria lua pois uma das teorias afirma que os anéis de saturno se formam pela gravidade de outros planetas e do sol, impedindo assim que formasse outra lua, essa mesma teoria se aplica no sinturao de asteróides que há no nosso sistema, que, devido a atraçao gravitacional do sol e de júpter, nao se agrupou formando assim outro planeta.a lua é o nosso sinturao que se agrupou graças a gravidade exclusiva da terra e formou um satélite, se nao se agrupasse teriamos um céu lindo como o das fotos.
que lindo!
muito bommm
Belo, mas meio assustador! Sempre tive curiosidade de saber como seria a visualização dos anéis de dentro para fora do nosso planeta, caso ele fosse circundado como Saturno!
Interessante, bela simulação e imagens!
Esplendoroso, Deu até vontade de morar em saturno. rsrs!
Isso afetaria a gravidade da terra? Tipo, em qual escala, ficaria maior ou menor?
Show de bola!
Mais como seria o clima da terra com os anéis? Tudo isso tb me fascina adoooro!!