Encontramos em uma mudança, em meio a muitas coisas antigas, uma revista Manchete. edição de número 904, produzida no Rio de janeiro, e lançada em 16 de agôsto de 1969. Para você poder ter uma noção de que época estamos falando, a publicação trazia na capa a foto da chegada do homem à lua.
O que mais nos chamou a atenção na revista, por incrível que pareça, foi a publicidade, que naquela época já ocupava diversas páginas da publicação, direfentes, com certa criatividade e outros valores, podemos ver claramente através dos anúncios a visão da sociedade na época, tanto em questões tecnológicas quanto em questões comportamentais.
Entre os anúncios, vemos o lançamento de uma ‘nova’ máquina de lavar GE e do carro Regente. Dá pra perceber algumas características da época. O que chama muito a atenção é o machismo quando o assunto é “lavar roupas”.
De cara percebe-se que na época o texto era muito usado nos anúncios. Veja as propagandas e leia a transcrição dos textos (respeitando o português da época).
Some tôdas as vantagens do seu carro pequeno. É econômico, resistente, tem um alto valor de revenda. Agora, pense tudo isso em ponto grande. O Regente é econômico, resistente, tem também um alto valor de revenda e a vantagem da garantia de qualidade Chrysler: 2 anos ou 36.000 km. Só que, no Regente, Você estica as pernas. E não só Você… mais cinco pessoas, tranquilamente. Só que o Regente atrai olhares. É um carro de linhas modernas, muito bonitas. Só que o Regente tem um senhor motor. De rápida aceleração, veloz, possante. Só que o Regente não é um mero meio de transporte. É um carro grande, de luxo. Estique as pernas. Mude para o Regente.
As máquinas de lavar roupa que têm braços, pernas, cabeça, coração, marido e filhos sofrem muito quando precisam lavar roupa. A GE acha que elas sofrem porque lavar roupa é serviço de máquina-GE e não máquina-mulher. Por isso está lançando 3 modelos de máquinas de lavar roupa: A Super-Automática Filter-Flo de Luxe, a Super-Automárica Filter-Flo e a Super-Automática. Qualquer uma delas lava 5 quilos de roupa. Um quilo a mais do que as máquinas comuns. O agitador da nova GE é mais rápido do que o agitador das máquinas comuns. Isso deixa a roupa mais limpa ainda. A nova GE Gira a 600 rotações por minuto na centrifugação. Isso deixa a roupa mais sêca ainda. Por mais que se esforce, nenhuma outra máquina vai conseguir girar tão depressa. A nova GE tem um sistema exclusivo que impede que a sujeira se deposite na roupa no fim da lavagem. Isso se chama Over-Flo. A nova GE tem um sistema, também exclusivo, que além de retirar os fiapos soltos, impede que o filtro fique entupido. Isso se chama Filter-Flo. Você não pode exigir isso das máquinas comuns. Nem pode exigir que a sua mulher aguente as máquinas comuns. Se você fizer isso, ela vai acabar se estragando e envelhecendo vem antes do tempo. A nova GE não. E daqui a muitos e muitos anos, quando ela não fôr mais a nova GE, não se preocupe. GE vc encontra em tôda parte. Mulher como a sua, não.
Marcos Paulo Cara, de mais viu, adorei o a comparação da maquina de lavar com a mulher, que de alguma forma tambem acaba sendo uma maquina de lavar. (Muito machista) me desculpe as mulheres, só fiz o comentário, nao sou assim. Abraços Goiania – GO
A publicidade machista de 1969 segue fazendo escola, ditando regras ainda em 2012. Pra além de querer manter mulheres como as "donas de casa"(veja produto Mrs Musculo, veja progapaganda "chega de neura"), objetos a servico dos homens (veja propagandas do desodorante Axe), também inova pregando a violência contra mulher e apologia ao estupro (Propaganda the Prudence, Nova Schin). Isso para ficar somente em alguns exemplos.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
ahahahaha, muito machista. eles vendem a máquia praticamente como se fosse uma outra esposa!
Marcos Paulo
Cara, de mais viu, adorei o a comparação da maquina de lavar com a mulher, que de alguma forma tambem acaba sendo uma maquina de lavar. (Muito machista) me desculpe as mulheres, só fiz o comentário, nao sou assim. Abraços
Goiania – GO
A publicidade machista de 1969 segue fazendo escola, ditando regras ainda em 2012. Pra além de querer manter mulheres como as "donas de casa"(veja produto Mrs Musculo, veja progapaganda "chega de neura"), objetos a servico dos homens (veja propagandas do desodorante Axe), também inova pregando a violência contra mulher e apologia ao estupro (Propaganda the Prudence, Nova Schin). Isso para ficar somente em alguns exemplos.
Bons tempos…Pena que não se faz mais propagandas assim…
eu, apenas tinha 3anos de idade , e vc como vai meu amigo