Há muito pouco tempo, eu publiquei aqui algumas imagens que vinha colecionando ao longo dos últimos meses, obtidas das mais diversas fontes, cujo tema central era: “a natureza sempre dá um jeito”. Minha ideia era reunir fotos de árvores crescendo em locais e condições desfavoráveis.
Parece que depois que você começa a prestar atenção em algo, isso começa a se tornar mais evidente! Falo isso porque acabo de me deparar com o trabalho do fotógrafo Romain Jacquet-Lagrèze. Em um de seus projetos, intitulado Wild Concrete, ele corre atrás de árvores que crescem no concreto de prédios em Hong Kong.
+ Conheça Kowloon, com 50 mil residentes, a maior favela vertical da história!
+ Cidade fantasma: ilha que chegou a 5.259 moradores está abandonada há décadas no Japão
São imagens espetaculares! Em alguns casos, temos a impressão de que se trata de uma cidade fantasma, e não de um dos centros urbanos mais movimentados do mundo. Veja as fotos de Romain abaixo:
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Oque mais me impressionou foi esses encanamentos expostos em todos prédios e a desordem O_O uauu sem palavras.
Essa árvore é uma espécie de figueira, parasita, que se aproveita da estrutura e nutrientes de seu hospedeiro e é disseminada através de pássaros, que comem seus frutos e transportam as sementes para outros hospedeiros, nesse caso, os prédios.
A natureza DESESPERADA!!!
O que me impressiona é que há cidadãos que moram ou trabalham em prédios nessas condições e as prefeituras não fazem uma fiscalização, não dão uma ajuda para que o morador tenha um lugar saudável. Sempre soube que onde nascem plantas é um perigo para o prédio e que já tem umidade para ser cuidada por quem entende. Mas….nós temos copa, temos enórmes estádios, não?
Cara, como uma planta vai parasitar um prédio? Mds. Na verdade ela é uma EPÍFITA, que usa prédios e outras estruturas e até outras árvores como suporte apenas.
Acho incrível essa adaptação, já tinha reparado em algumas na minha cidade. A maioria são do gênero Ficus, as figueiras, conhecidas por crescer em tudo quanto é lugar. Vejam fotos de Angkor Wat pra ter uma noção.
na verdade o que observei é que a maioria das fotos ,as plantas estão onde tem encanamento de vasos sanitários , e onde escorre água de pias e banheiros ,ou seja "adubo" por isso se desenvolvem ,as sementes podem sido trazidas por pássaros , ou próprio vento!
De fato, ela nem "precisa" ser uma parasita, pois biologicamente, ela pode fazer fotossintese, veja as folhas bem verdes. As parasitas geralmente nao tem folhas verdes, como a Cipó-Chumbo.
Last of us.
Rodrigo Paracampo se bem que tem várias que são hemiparasitas, que tbm fazem fotossíntese, roubando apenas seiva bruta. As parasitas totais roubam seiva elaborada.
Sim, mas nesse caso só ha a planta e as parasitas são menores que as hospedeiras, mesmo roubando só sais minerais e água. Boa observação Gama
Rodrigo Paracampo Haha, vlw. Mas parasitando um prédio é tenso… uahsuashs
Muito haha, acho que faltou uma vírgula no meu texto, parece até que tem uma parasita xD
A natureza de todas as formas…
Lembrei do Pelourinho em Salvador. É desse jeito.
Muito bom!!!
A vida insiste, persiste e resiste, sempre dá um jeitinho de recomeçar.
A natureza exigindo seu espaço de volta