Por que alguém que tenha uma impressora 3D se interessaria em imprimir uma arma quando se pode criar um carro? Foi isso que me veio à cabeça quando li a notícia de que, na Nova Zelândia, um sujeito chamado Ivan Sentch está trabalhando na réplica de um Aston Martin DB4 Série 2.
O projeto de Ivan foi iniciado em janeiro e já começa a tomar forma. Sobre uma estrutura de madeira, ele encaixa as partes impressas como se fosse um verdadeiro quebra-cabeça em 3D, mas o trabalho começou bem antes. Na etapa inicial, foi preciso criar um modelo 3D do carro no computador e o programa utilizado para isso foi o Autodesk 3DS Max 2011.
VEJA TAMBÉM
– Estúdio fotográfico faz bonecos de pessoas com impressora 3D
– 3Doodler: a primeira caneta do mundo que risca e escreve em 3D
CTRL+P
Ivan Sentch é um feliz proprietário de uma impressora 3D Solidoodle de segunda geração. Ao contrário do que se pode imaginar, o equipamento não é tão caro assim. No site da fabricante, a impressora é vendida por “míseros” 499 dólares – o modelo Expert sai um pouco mais caro ($699).
Como todos nós sabemos, para imprimir algo você precisa também da tinta. No caso da Solidoodle, a “tinta” utilizada é um tipo de filamento de ABS, material utilizado, por exemplo, na fabricação de flautas doces. Um quilo de filamento ABS custa 43 dólares – é preciso bem mais que isso para imprimir um carro!
Compartilhar no Facebook
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.