Um jardim suspenso nos EUA pode servir de exemplo para o futuro do Minhocão, em SP

São Paulo antiga - Pça Marechal

Na cidade de São Paulo há uma polêmica construção que provoca discórdia. É o Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, via expressa elevada que parte do centro (Praça Roosevelt) e segue 3.400 metros em direção à Zona Oeste da cidade, onde desemboca no Largo Padre Péricles, em Perdizes.

Um dos problemas dessa obra – inaugurada em 1970 e construída a mando do então prefeito Paulo Maluf – é que as vias passam absurdamente perto das janelas de edifícios da região, o que obriga a restrição no horário de funcionamento das pistas (de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, sem abrir aos domingos). Outra questão é que o elevado simplesmente instalou um teto nas ruas sobre as quais foi construído.

Muita gente defende a demolição da obra, citando exemplos de outras cidades que acabaram com seus elevados mal planejados. Esse movimento ganhou força nas redes sociais quando o colunista Marcelo Rubens Paiva publicou uma imagem da região da Praça Marechal Deodoro (acima) antes da construção do Minhocão. Atualmente é assim:
minhocao1_antes[1]

O Minhocão como espaço de lazer

Aproveitando-se das falhas de planejamento que obrigam o Elevado a permanecer fechado após as 21h30 e aos domingos, a população da região passou a utilizá-lo como espaço de lazer (até teatro acontece por lá) e para atividades físicas – correr, caminhar, andar de bicicleta, skate etc.

Isso só demonstra a carência da cidade por locais públicos de convívio e entretenimento. Sendo assim, há um grupo de pessoas que defende a conversão do Elevado em um parque permanente. Um dos argumentos dessa corrente é que não podemos demolir tudo o que está errado, é preciso saber lidar com os problemas de outra forma.

Um exemplo em Nova York

Em desuso a partir dos anos 80, uma antiga estrada de ferro novaiorquina parecia ter futuro certo: a demolição. No entanto, um grupo de pessoas decidiu se unir para preservar a estrutura. Esse foi o pontapé inicial para a criação do High Line, um incrível jardim suspenso cheio de verde que corta a paisagem urbana da metrópole.

Esse projeto parece ser a inspiração certa para o futuro do Elevado Costa e Silva, em São Paulo, privilegiando a vocação ao lazer que a população da cidade atribuiu a ele.

High-Line-Park-5[1]

High_Line_20th_Street_looking_downtown[1]

Jardim Suspenso (1)

Jardim Suspenso (2)

Jardim Suspenso (3)

Jardim Suspenso (4)

Jardim Suspenso (5)

Jardim Suspenso (6)

Jardim Suspenso (7)

Jardim Suspenso (8)

Jardim Suspenso (9)

Jardim Suspenso (10)

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

12 comments

  • comparar São Paulo com NY, fala sério… o minhocão é feio realmente, muito feio, inclusive a parte de baixo dele é pior ainda, mas se não fosse ele, imaginem todos os carros de cima e de baixo juntos no mesmo lugar… não precisa ser um gênio como o que assina a matéria ou como o Marcelo Paiva pra saber que a coisa trava… existem exemplos melhores de locais melhores que podem ser reformulados como as marginais, o centro velho, a quantidade da nossa malha férrea etc… mas, como somos Brasileiros, sempre seremos manipulados e tratados como gado! pior matéria que já vi.

    Responder
  • Sem empolgação. Isso aí era uma linha de trem de carga que ficou fechada por 30 anos antes de resolverem fazer o projeto de revitalização, que foi feito por uma associação, com dinheiro de doações. Não tem nenhuma relação com o Minhocão, são duas situações bem diferentes.O Minhocão tá na discussão de Mobilidade da Cidade x Bem-Estar da Região. O High Line era Bem-Estar da Região x NADA, e ainda assim dependeu da iniciativa privada.

    Responder
  • Pelo amor de Deus meu jovem muito nobre suas ações e mt boa a reportagem mais ali… afe… ali.. não dá vc tem q realmente não morar ou conviver na região. desculpe as palavras mas de vc ficar meia hora parado ali embaixo do elevado e bem capaz de um morador de rua cagar na sua cabeça! e msm q falem q com um plano de habitação, e programação de conscientização e preservação no bairro e bla bla bla de smp nós paulistanos sabemos que ali na região central não dá isso e sonho brasileiro de 3 mundo meu caro.

    Responder
  • Olha é verdade oq vc falou, há probabilidades, o minhocão é um peça horrível para sp, nossa como é ( prefiro demolido), talvez não engarrafe talvez engarrafe, depende muito das pessoas, sem ele vamos ter um transtorno sim, mas há outras alternativas como um túnel talvez, não acho que essa ideia vá dar certo de um jardim, por que para começar ele não tem estrutura para isso e ele é exageradamente próximo aos prédios, desvalorizando muito a região………..

    Responder
  • Eu morei 2 anos ali, o minhocão de fim de semana e a noite quando fecha já é utilizado para lazer, e outra, nunca tive nenhum problema com os mendigos que moram por ali. Por isso queria entender melhor, seus contras, e sua crítica 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *