A história do stop motion + 10 vídeos legais

Por Renata Penka, em colaboração para o Somente Coisas Legais

Pingu - personagem principal que dá nome a essa animação em stop motion.

Pingu – personagem principal que dá nome a série de animação em stop motion.

Para quem viveu sua infância entre o final da década de 80 e o começo da de 90, provavelmente deve se lembrar dos desenhos animados que eram transmitidos na televisão brasileira. Como o Pingu (lista com desenhos citados no fim do artigo), uma série com 52 episódios, que foi desenvolvido por Otmar Gutmann, criado no Tricksfilm Studios da Suíça, transmitida pela TV Cultura. A história era sobre um pinguim que vive no Polo Sul com sua família, vivenciando diversas situações com seus familiares e amigos, entre eles a foca chamada Robby.

Se o exemplo acima não estiver fresco na sua memória, talvez o Zeca & Joca esteja. A animação foi criada em 1976, pela dupla Lubomir Benes e Vladimir Jiranek, da República Tcheca. Era exibida no programa Glub Glub(), também da TV Cultura, no mesmo período. Os personagens viviam situações complicadas em cada episódio, baseadas no lema “para que simplificar se é possível complicar”.

Afinal, você sabe o que esses “desenhos” têm em comum? Eles foram feitos utilizando a técnica tema desse post: o stop motion.

O que é o Stop Motion?

É um processo de criação de animação feito através da fotografia de objetos, cena a cena. A cada quadro, os personagens são levemente modificados. Então ao final de toda a sequência, os quadros são unidos e passam a ser projetados a 24 fotogramas por segundo, provocando a sensação de movimento. Esse efeito acontece devido ao fenômeno da Persistência Retiniana, provocando no cérebro
a ilusão de que algo se move quando existem mais de 12 sequências de cena por segundo.

Para tanto, o objeto que deseja passar a ideia de movimento pode ser de diferentes materiais,
como arame, bonecos, massinhas, recortes, um desenho em papel, entre outros.

A origem do Stop Motion

Tudo começou com George Mélies, mágico ilusionista francês que adaptou seu trabalho para o cinema, ao criar ilusões em seus filmes através da gravação de cenas quadro a quadro. O filme em questão é Viagem à Lua, de 1902. Dessa época até os dias de hoje, tantos outros diretores investiram nesse método. Como no filme A Fuga das Galinhas, dirigido por Nick Park e Peter Lord, em 2000, na Grã Bretanha, e também a produção A Noiva
Cadáver
, do diretor estadunidense Tim Burton, em 2005.

Essa técnica conquista públicos de diferentes idades e pode ser empregada para diferentes
finalidades: comerciais, educativas, publicitárias, entre tantas outras. No próximo post, você
confere dicas de como criar o seu próprio Stop Motion, enquanto isso uma ótima semana e até
lá.

PINGU

Zeca & Joca

MUTO
Incrível animação em que a “plataforma” para o desenho (grafite) são muros e paredes.

Guess Who
Você se lembra do jogo “Cara a cara”? Nessa animação os personagens aparecem cantando e dançando a música “It’s Nasty”, do Grandmaster Flash.

DEADLINE – post-it stop motion
Esse vídeo foi tema de um dos primeiros posts do Somente Coisas Legais e mostra uma sequência de stop motion feita com post-it. Vale a pena assistir:

Gulp
Vídeo criado pela Nokia com cenas capturadas no maior set de stop motion do mundo – segundo a própria empresa. De qualquer modo, apesar de ser uma ação publicitária para um modelo de celular, o resultado ficou muito legal (assista também ao making of).

Coldplay – Strawberry Swing
São inúmeras as bandas que utilizaram animações em stop motion para seus clipes. O Coldplay é uma delas. O vídeo da música Strawberry Swing é um lindo exemplo dessa técnica de animação que mistura desenhos com encenação de pessoas (já falamos sobre esse vídeo aqui).

Stop Motion with Wolf and Pig
Um vídeo em que o movimento é criado com uma série de fotografias sobrepostas, que além disso, “andam” dentro dos cômodos de uma casa.

The Original Human TETRIS Performance by Guillaume Reymond
Imagine um jogo de tetris humano! Os criadores desse vídeo propuseram exatamente isso, utilizando a técnica do stop motion, claro!

Her Morning Elegance / Oren Lavie
Um stop motion em que os objetos em movimento são na verdade pessoas e o cenário é uma cama. O vídeo se desenrola como se tudo fizesse parte do sonho da protagonista.

Renata Penka é formada em Jornalismo, apaixonada pelos livros, filmes, cachorros, esmaltes e acessórios. Futura escritora, trabalhando no seu primeiro manuscrito pela Editora Inverso. Atualmente trabalhando como redatora na empresa Socialprint.
Renata Penka é formada em Jornalismo, apaixonada pelos livros, filmes, cachorros, esmaltes e acessórios. Futura escritora, trabalhando no seu primeiro manuscrito pela Editora Inverso. Atualmente trabalhando como redatora na empresa Socialprint.

Comments

comments

12 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *