Como jogos simples, de cartas ou tabuleiro, podem exercitar sua inteligência

Se você tem o hábito de jogar xadrez contra o computador já deve ter notado que, dependendo do nível de dificuldade, é bem difícil vencer a máquina. A culpa disso é da inteligência artificial aplicada a jogos de computador, que torna a máquina praticamente imbatível em jogos que envolvam raciocínio lógico e análise das possibilidades de jogadas.

Xadrez, um jogo estritamente lógico

E isso não é de hoje. O ano de 1997 foi histórico para a área, quando o computador Deep Blue, desenvolvido pela IBM, venceu Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez da época. O que a máquina fazia era calcular milhões de possibilidades de movimentos por segundo e fazer a jogada considerada mais favorável.

01

No poker você pode levar vantagem sobre a máquina

Mas nem todos os jogos são simples para a inteligência artificial. O poker, por exemplo, é um desafio para os desenvolvedores da área. Isso porque o jogo envolve muito mais do que raciocínio lógico, sendo a conduta do jogador um fator determinante.

No estilo mais popular de poker, o Texas Hold’em, para vencer você precisa ter a melhor combinação de cartas entre os jogadores, combinando duas que você recebe e cinco comunitárias que são dispostas na mesa. Mas isso não basta. Como é baseado em apostas cegas, os jogadores podem blefar, fingindo que têm cartas muito melhores ou piores do que realmente têm.

02

Inteligência emocional

Outra vantagem do poker é melhorar sua inteligência emocional, ou seja, a capacidade de reconhecer e lidar melhor com os seus próprios sentimentos e os dos outros. Durante o jogo você precisa estar sempre atento às reações dos adversários, se parecem entusiasmados ou não, além de treinar para não reagir explicitamente quando recebe uma mão boa ou ruim, afinal todos também estarão te avaliando.

Aprendendo e jogando com frequência (existem sites em português, como este da Full Tilt Poker, que te ensinam como jogar poker) você ajuda a desenvolver sua inteligência emocional para a leitura do ambiente e a exercitar suas habilidades de raciocínio lógico, estratégia, autocontrole, concentração e paciência.

— Por Marcos Souza, em colaboração ao Somente Coisas Legais.

Visite também a página do Somente Coisas Legais no Facebook: https://www.facebook.com/SomenteCoisasLegais

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *