País da cópia? China se dedica a construir inúmeras réplicas de lugares europeus

Quem nunca olhou a etiqueta de uma calça, ou um adesivo em algum aparelho eletrônico e leu “Made in China”? E quem nunca quis conhecer o Louvre, o Palácio de Versailles e Florença? Qualquer lugar da Europa, se não a Europa inteira? Bom, essas duas coisas colidiram de um jeito inusitado e você está prestes a conhecer um mundo novo: a Europa chinesa!

“Um pedacinho da Áustria na China”

Os chineses são capazes de copiar quase tudo, de brinquedos a roupas de luxos, de eletrônicos a artes. E agora, arquitetos chineses conseguiram trazer a atmosfera europeia para o ocidente. Em algumas partes do Império do Sol, existem réplicas em tamanho real de cidades europeias!

A princípio, os moradores das cidades “originais” não gostaram da novidade, em especial os moradores de Hallstatt, uma aldeia da Áustria, considerado um patrimônio cultural da Unesco, mas no final, acabaram considerando aquilo como uma homenagem e acreditaram que, assim, mais turistas seriam atraídos para Hallstatt.

Na inauguração da réplica, a construtora Minmetals Land Ltd, responsável pela construção chinesa, levou o prefeito de Hallstatt para a China. O clone de Hallstatt possui as típicas casas de madeira daquela região europeia e um dos principais pontos turísticos da cidade, a torre com relógio de números romanos.

Hallstatt em Guangdong

The new Hallstatt in Guangdong is now the centerpiece of a massive luxury villa development set against a artificial lake in Guangdong province.

Tem muito mais de Europa no país da muralha!

Mas não foi só na Áustria que os chineses buscaram inspiração. Foram erguidas também cópias de cidades britânicas, com a presença de até mesmo réplicas das típicas cabines telefônicas vermelhas.

Ainda existem cópias de castelos europeus, do Arco do Triunfo e da Torre Eiffel de Paris, com um terço do tamanho da original. Contudo, o empreendimento não foi tão bem-sucedido como intencionado e algumas das cidades são consideradas cidades fantasmas, com um décimo da população originalmente planejada.

Mesmo assim, as idealizações chinesas não cessaram e eles não se deram por vencidos. Algumas das cidades clones estão recebendo uma recauchutada para atrair mais turistas e outras réplicas já foram construídas, mas agora de matrizes fora da Europa, como é o caso da Casa Branca (EUA).

São inúmeras réplicas de tirar o fôlego que poderiam até convencer algum desavisado de que ele estaria mesmo de passeio pela Europa. Até que um dos moradores ou comerciantes locais comece a falar. Abaixo é possível ver uma amostra do que os chineses são capazes:

Florença em Tianjin

Florence in Tianjin

Vila Holandesa em Pudong

Holland Village in Pudong

Ponte da Torre de Londres em Suzhou

Replica London Bridge created in Suzhou city, Jiangsu province, China - 05 Jul 2012...Mandatory Credit: Photo by Imaginechina / Rex Features (1792873a) Two replica London Bridges Replica London Bridge created in Suzhou city, Jiangsu province, China - 05 Jul 2012 A Chinese developer has built a replica London Bridge in Suzhou city in east China's Jiangsu province. But, obviously not content with having just one Tower Bridge, the developers have doubled up. The top floor of the construction boasts a coffee shop called Tower Bridge Coffee - promising 'English' style coffee. Whether the imitation London Bridge are popular with Chinese tourists remains to be seen. However, not to far away is a fake Dutch town complete with a windmill and Dutch style housing that was supposed to be shops. Over the river is the Sydney Harbor Bridge and just up the road is the Pont Alexandre III Bridge straight out of Paris.

Basílica de São Pedro, Vaticano, no Parque temático de Shenzhen

St. Peter’s Basilica, Vatican

Torre Eiffel e Arco do Triunfo no Parque temático de Shenzhen

The Eiffel Tower, Arc de Triomphe

Outra réplica de Paris, agora bem maior, em Tianducheng

Tianducheng-Fake-Paris-In-CHina-Main-square-2-690x457[1]

Construções suecas em Luodian

4544071[1]

Prédios característicos da Alemanha em Xangai

panorama-Anting1-5[1]

Castelo de Maisons-Laffitte, da França, em Pequim

Chateau-de-Maisons-Laffitte-in-Beijing-940x704[1]

Ponte Alexandre III, também da França, em Tianjin

beian-bridge-tianjin-72c3f512-5682-4290-b7ca-5c76e9ea011b-1-940x626[1]

Pensando em viajar para a Europa? O que acha de mudar o destino para a China? 😛 Seria mais interessante ir para conhecer alguns pontos turísticos mais legítimos como a Grande Muralha ou a Cidade Proibida! [Via]

Bióloga por formação e curiosa por natureza, acredita que sempre existe algo a mais para se aprender.

Comments

comments

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *