O povoado brasileiro chamado Buenos Aires

Buenos-Aires-PE-2

Ao falarmos em Buenos Aires, pensamos imediatamente na capital da Argentina, dona de alguns dos melhores vinhos fabricados no mundo e berço do tango. É também a segunda maior metrópole da América do Sul, que perde em tamanho e população apenas para São Paulo.

Mas o que poucos sabem é que em um pequeno povoado no estado de Pernambuco, com pouco mais de 12 mil habitantes e bem longe de sua xará, existe outra Buenos Aires, em uma versão bem brasileira.

Fundada em 1842 e apreciada por suas terras férteis e propícias ao plantio da cana-de-açúcar, a vila anteriormente chamada de Jacu, foi transformada em cidade apenas em 1963, sendo rebatizada, segundo dizem, por um padre portenho, tornando-se a pequena Buenos Aires tupiniquim.

Dotada de amplos canaviais, construções coloniais de antigos engenhos e capelas por toda a sua extensão, o vilarejo chama a atenção por seu comércio voltado para o artesanato, seu turismo rural e, acima de tudo, por sua paisagem constituída de mata atlântica em altas serras de tirar o fôlego.

Apesar de serem poucas as semelhanças com a grande metrópole argentina, o principal time de futebol desse povoado é chamado de Boca Juniors – mesmo nome do clube de futebol argentino conhecido por suas conquistas e considerado como uma das maiores equipes do esporte em todo o mundo – e seu rival é o River Plate da Paraíba. Mas não se engane, embora brasileiro, é possível encontrar no município uma torcida organizada da Seleção Argentina, mais uma homenagem à sua ‘hermana’.

buenos aires brasileira 4

Através de sua simplicidade de cidade pequena e de seu nome, agora famoso, a Buenos Aires brasileira merece o devido destaque não apenas por suas similaridades e diferenças com sua homônima argentina, mas por suas características que a tornam única e adorável. Se estiver por Pernambuco, vale a pena a visita, para saber mais e comprovar sua existência, acesse o site da curiosa cidade de Buenos Aires.

buenos_aires

f0f254331b4693742ea6cc1379b84e73

igreja_buenos_aires_pernambuco

buenos aires brasileira 6

Curiosa incansável, escritora de coração e alma, trabalha como redatora freelancer e tem a escrita como estilo de vida. Amante das artes e de todas as expressões artísticas.

Comments

comments

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *