Vídeo microscópico mostra agulha dançando sobre disco de vinil

microscopic-footage-of-record-playing[1]

Tempos atrás, fizemos um vídeo que lista 8 sons de tecnologias antigas que não ouvimos mais. Entre elas, incluímos o disco de vinil, mas a verdade é que esse tipo de mídia ainda tem um alcance razoável graças aos inúmeros fãs espalhados pelo mundo – incluindo a mim.

Mas como o disco de vinil funciona?
O que sabemos quase que intuitivamente é que, num processo analógico, as ranhuras do disco fazem a agulha vibrar, produzindo um sinal elétrico que é amplificado e transformado em som.

Mas nada disso é perceptível aos nossos olhos. O que vemos é uma agulha deslizando pelo plástico, sem muitas dificuldades. Acontece que as ranhuras do disco de vinil são microscópicas. Ou seja, precisamos da ajudinha de algumas lentes para ver a mágica acontecer.

Vinil no microscópio
O canal Applied Science publicou um vídeo em que uma sequência de fotos captadas com um microscópio eletrônico da agulha percorrendo um pedaço de vinil são sequenciadas, resultando em um vídeo em stop-motion curiosíssimo. Nele, podemos ver como os sulcos servem como uma espécie de caminho por onde percorre a agulha.

O vídeo mostra ainda detalhes de outras mídias, mas, assim como o som do vinil é superior :P, vê-lo em ação é muito mais legal que assistir ao processo digital – e isso mesmo a olho nu!

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *